​Prevenção ajuda a diminuir incidência de pragas e prejuízos na lavoura de arroz

Tema fez parte da Programação Rural da Semana Arrozeira de Alegrete (RS) na Localidade da Conceição, que também abordou palestra sobre o Empoderamento Feminino

01.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Rejane Costa

A Programação Rural da décima Semana Arrozeira, promovida pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete, prosseguiu nesta quarta-feira, dia 31 de maio, com palestras e oficinas na Escola Municipal de Ensino Básico Murilo Nunes de Oliveira, na Localidade da Conceição. Este foi o terceiro Polo visitado de quatro que estão programados para o evento.

A Identificação e Monitoramento de Pragas e Doenças em Lavouras de Arroz Irrigado foi uma das palestras assistidas pela comunidade local realizada por Alex Vercílio, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Vercilio iniciou sua fala enfatizando o alto custo da lavoura para que o produtor alcance uma boa produtividade. "Conseguir equilibrar investimento, custo e rentabilidade é sempre uma briga constante", afirmou.

Vercílio salientou que para o produtor ter um melhor retorno é importante identificar e fazer o monitoramento de pragas nas lavouras. Segundo o técnico, a lavoura de arroz é uma construção de detalhes para alcançar alta produtividade e mantê-la. "Os cinco principais pontos que devem ser observados para uma boa lavoura são época de plantio, semente, adubação, manejo de irrigação e controle de plantas daninhas. Não podemos perder depois do jogo ganho", explicou.

Conforme Vercílio, é fundamental fazer a prevenção em relação a pragas e doenças, observando e monitorando para identificar se o inseto tem potencial de dano econômico para a lavoura. "O inseto só se torna praga quando atinge o nível máximo da população e acaba gerando perdas. Por isso é importante observar as condições climáticas para a semeadura e, se identificar pragas, realizar o controle químico", ressaltou.

Vercílio alertou ainda sobre a importância dos inimigos naturais do arroz irrigado, como aranhas, joaninhas, entre outros. "O uso exagerado de inseticidas pode eliminar o inimigo natural, por isso, quanto mais equilibrado o ambiente da lavoura, menos danos”, observou.

Com relação a doenças causadas por fungos, Vercílio lembrou a necessidade ter cuidados básicos como qualidade e distribuição do adubo. "A nossa região não é muito afetada, tem ataques, mas é bem controlado. Hoje se fala em doença devido a cultivares que quebraram a resistência por serem mais antigas. Para diminuir a probabilidade de doenças também é preciso observar a época de semeadura, quanto mais no período adequado, menos chance de seu surgimento ", destacou.

A programação na Localidade da Conceição também teve uma Conversa entre Mulheres e Empoderamento Feminino, com a enfermeira Viviane Carlosso e a empresária Tatiana Cartagena da Endime, empresa que trabalha desde 2013 com o desenvolvimento pessoal e profissional para as mulheres. Participaram professoras e mulheres da comunidade. Entre os temas tratados, foram salientadas as doenças de base emocional que podem gerar problemas físicos e a importância em buscar conhecimento e tratamento.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024