Primeira reunião da Câmara Setorial de Trigo promove debate sobre a redução dos defensivos agrícolas

Abitrigo participou do encontro com sugestões ao Projeto de Lei que envolve o tema

10.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Mariana Ortiz

Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) participou, na última quarta-feira (08/03), da primeira reunião de 2017 promovida para Câmara Setorial de Trigo em Campinas (SP). O encontro foi organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e apresentou sugestões ao Projeto de Lei da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA - Projeto de Lei (PL) 6670/2016).

O objetivo deste PL é implementar ações que contribuem para a redução progressiva do uso de agroquímicos no cultivo agrícola, auxiliando a promoção da saúde em equilíbrio com a sustentabilidade ambiental, com a produção de alimentos ainda mais saudáveis.

A Abitrigo contribuiu com sugestões que oferecem condições para a indústria atender a legislação, com produtos adequados aos padrões de saudabilidade, como: reduzir de forma gradual e contínua a disponibilidade, o acesso e o uso de agroquímicos; promover avaliação, controle, fiscalização e monitoramento de resíduos destes fitossanitários; entre outras.

De acordo com Conrado Mariotti Neto, diretor institucional da ABITRIGO, a associação acompanha de perto o andamento deste projeto. “Se aprovado, a lei deverá ser implantada concomitantemente as boas práticas agrícolas, de forma a permitir que o produtor controle, acompanhe e exerça um monitoramento continuo em suas lavouras”, explica.

Na pauta da reunião estavam ainda temas como conjuntura do trigo, câmbio e leilões governamentais.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024