​Produtividade e qualidade do trigo animam produtores

A colheita do trigo, que em algumas regiões do Rio Grande do Sul começou em outubro, avança nestes primeiros dias de novembro

10.11.2016 | 21:59 (UTC -3)
Cotrijal

A colheita do trigo, que em algumas regiões do Rio Grande do Sul começou em outubro, avança nestes primeiros dias de novembro. Na área de ação da Cotrijal, o rendimento é bom e os grãos que chegam à cooperativa têm boa qualidade, mantendo a projeção de uma produção acima das expectativas iniciais.

Segundo o departamento técnico da cooperativa, cerca de 1/3 da área plantada de trigo já foi colhida e a atividade deve ganhar força nos próximos dias, principalmente com a confirmação de tempo seco para o final de semana. “Nos municípios localizados mais ao Norte do estado, onde o plantio acontece um pouco mais tarde, a colheita ainda se estende até o início de dezembro, porém em Não-Me-Toque e região restam poucas áreas a serem colhidas", explica Fernando Geraldo Martins, coordenador do Departamento Técnico da Cotrijal.

Animado com o retorno de uma boa produção de trigo em sua lavoura, o associado da Cotrijal Luiz Paludo, de Santo Antônio do Planalto, estima superar os 60 sacos/hectare na área de 40 hectares cultivada. “Depois de duas safras de total frustração estamos conseguindo colher trigo de boa qualidade. Agora só aguardamos para que a comercialização dessa safra possa acontecer de forma rentável para nós produtores", observa o associado.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024