Professora norte-americana apresenta seminário na Embrapa Pecuária Sul sobre plantas invasoras em pastagens

Os produtores ainda não são acostumados a trabalhar na prevenção da infestação de plantas indesejadas em suas áreas e optam pelo controle em estádio avançado

25.11.2015 | 21:59 (UTC -3)
Fernando Goss

A professora da University of Arkansas (EUA), Nilda Burgos apresentou seminário na Embrapa Pecuária Sul, na última terça-feira (24/11), sobre a importância da prevenção e controle de plantas indesejadas em pastagens. A professora apresentou diferentes exemplos de plantas invasoras que estão comprometendo pastagens nos Estados Unidos, enfatizando a necessidade de atuação antes que a espécie passe a causar prejuízos na atividade pecuária.

Nilda Burgos ressaltou a importância da contenção quando da percepção de espécies invasoras em pastagens. “Infelizmente, os produtores ainda não são acostumados a trabalhar na prevenção da infestação de plantas indesejadas em suas áreas e, sim, optam pelo controle após constatarem o problema em estádio avançado”, relatou. Em relação ao capim-annoni, a palestrante afirmou que já foi constatado a presença desta espécie em dois estados daquele país, porém ainda é observada a mesma expansão e adaptação que é vista no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul.

A professora Nilda já esteve na Embrapa Pecuária Sul em junho deste ano, conhecendo a unidade e participando de uma reunião, quando recebeu o convite dos pesquisadores Naylor Perez e Fabiane Lamego para ser colaboradora na proposta de continuidade da Rede Annoni. A Rede envolve diferentes instituições de ensino e pesquisa e pretende incluir como parceiro em sua continuação além da Dr. Nilda, o Programa de Pós-graduação em Fitossanidade da UFPel, de onde doutorandos estarão realizando parte de suas pesquisas no Laboratório da Professora na University of Arkansas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024