Programa Soja Livre terá 15 dias de campo em Mato Grosso em 2017

Objetivo é que produtor tenha liberdade para escolher soja convencional ou soja geneticamente modificada

10.02.2017 | 21:59 (UTC -3)
Ascom Aprosoja

A partir do dia 14 de fevereiro, o Programa Soja Livre dá início a uma programação focada em levar informações aos agricultores mato-grossenses sobre o cultivo de soja convencional. Ao todo, serão 15 dias de campo em 2017, nas quatro regiões produtoras do estado.

O primeiro será em Nova Xavantina (14), seguido por Sinop (20/02), Sorriso (21/02) e Rondonópolis (03/03). Outras cidades e datas serão divulgadas em breve.

Iniciado na safra 2009/10, ainda como um projeto “embrião”, o Soja Livre foi oficialmente criado e lançado como um programa na safra 2010/11 e é realizado atualmente pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Caramuru Alimentos, Coodeagri, BS&A e SoloCampo Representações.

O principal objetivo do Soja Livre é promover as cultivares de soja convencional e manter a opção de escolha do produtor, garantindo maior oferta de sementes, competitividade, regulação do mercado e a redução da dependência de uma única tecnologia.

No caso dos dias de campo, a equipe do Soja Livre e seus parceiros atuais, Agronorte, TMG e a própria Embrapa, apresentarão as cultivares desenvolvidas e seus respectivos potenciais produtivos. “Nosso lema é: quem cultiva soja livre, colhe um mundo de bons negócios. E é isso que queremos mostrar para nossos produtores, que além deles terem possibilidade de escolha, há também potencial produtivo e mercadológico”, explica Winiton Mendes, coordenador técnico do Soja Livre.

Além disso, explica a coordenadora da Comissão de Defesa Agrícola, Roseli Giachini, o cultivo de soja convencional possui outros três pontos positivos. “O primeiro é manejo de resistência para rotação de herbicidas, já que a alternância de modos de ação auxilia na eliminação de plantas daninhas; outro ponto é desenvolvimento de um nicho de mercado, já que existe uma produção menor para uma demanda maior e isso faz com que os preços sejam favoráveis, ou seja, possibilita prêmios; e um terceiro ponto é quanto à manutenção da pesquisa na área no que se refere aos bancos de germoplasmas”.

Programação – O dia de campo de Nova Xavantina será na unidade experimental da Dalcin Consultoria, a partir das 7h30. O lugar fica na BR-158, saída para Água Boa, no fundo do Armazém Elo, localizado a três quilômetros do centro de Nova Xavantina.

Em Sinop, o dia de campo será na Embrapa Agrossilvipastoril, na MT-222, quilômetro 2,5. O evento também começa às 7h30.

Em Sorriso, o evento ocorre no Instituto Mato-grossense do Algodão, localizado na BR-163, no quilômetro 726.

Em Rondonópolis, o dia de campo também será no Instituto Mato-grossense do Algodão, por sua vez localizado na Estrada do Marajá, quilômetro sete.

Para mais informações dos dias de campo, ligue para (65) 99924 – 1470.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024