Programa Valore da Bayer é reconhecido pela Bonsucro

Organização global representa a primeira métrica padrão global para gestão do processo de produção da cana-de-açúcar responsável

08.09.2016 | 20:59 (UTC -3)
Rogério Sousa

Cada vez mais, a sustentabilidade e a qualidade da produção têm sido fatores fundamentais para se ter competitividade no mercado agrícola. As boas práticas de gestão vão além do objetivo de se atingir a melhor produtividade, e são consideradas ferramentas essenciais nos aspectos sociais e ambientais. Diante desse cenário, a Bonsucro acaba de reconhecer oficialmente o programa Valore como totalmente alinhado aos padrões internacionais da organização.

A Bonsucro é uma entidade global sem fins lucrativos, dedicada a reduzir os impactos ambientais e sociais da produção de cana-de-açúcar e representa a primeira métrica padrão global para gestão desse cultivo.

Segundo Cristiane Lourenço, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Bayer, essa é uma grande conquista para a empresa. “A partir de agora, nossos clientes poderão utilizar o programa Valore com o intuito de atingir, ao final, a certificação internacional Bonsucro. A Bayer é a primeira empresa no mundo a ter seu programa próprio de certificação alinhado ao Padrão Bonsucro e, com isso, queremos levar um real benefício aos produtores que buscam se diferenciar na gestão de seu negócio.”

Esse reconhecimento veio depois de um intenso trabalho realizado por diversas áreas da Bayer em parceria com a organização. “Ao buscar o reconhecimento do Valore por parte da Bonsucro, a Bayer mais uma vez mostra estar à frente das tendências e com o objetivo de apoiar o produtor rural a estar sempre pronto para atender as novas exigências do mercado comprador. O alinhamento do Programa Valore comprova o pioneirismo da Bayer no trabalho de conexão dos produtores com os principais elos da cadeia, buscando oferecer soluções que os apoiem para atender as mais elevadas exigências do mercado nacional e internacional”, destaca Cristiane.

O diretor global de Programas da Bonsucro, Sven Sielhorst, afirma que está orgulhoso em anunciar que o Programa Valore foi aferido com sucesso, alinhado ao padrão de produção da entidade. “Estamos felizes em dar suporte aos esforços da Bayer para auxiliar os produtores a desenvolver boas práticas por meio da implementação do Valore. Estar ligado à plataforma global de cana-de-açúcar Bonsucro irá facilitar o desenvolvimento e a melhoria contínua para a nossa comunidade em crescente mudança.”

Tudo isso permite que o consumidor final tenha a garantia de adquirir produtos derivados da cana-de açúcar com a mais alta qualidade e sustentáveis, de alimentos a combustíveis, produzidos com base nos rigorosos padrões de produção e que respeitam os pilares ambiental e social.

O programa Valore está disponível aos clientes da Bayer por meio do Programa de Pontos da empresa, em que, a cada R$ 1 investido em insumos agrícolas da marca, seja na compra direta ou com distribuidor, o agricultor acumula um ponto. A soma desses pontos dá acesso a uma grande gama de serviços e produtos voltados ao desenvolvimento dos negócios na propriedade rural.

Reconhecimento internacional

Pela primeira vez uma fazenda individual atinge o reconhecimento da Bonsucro pela sustentabilidade de suas operações agrícolas. Este é o resultado alcançado em uma das áreas produtoras de cana-de-açúcar das Fazendas Bartira. Esse reconhecimento foi fruto das boas práticas adotadas pela equipe das Fazendas Bartira e suporte oferecido pela equipe da Bayer por meio do Programa Valore.

Luiz Iaquinta, diretor das Fazendas Bartira, afirma que o uso do Valore nas operações foi uma excelente ferramenta para ajudar a comparar as práticas de implementação que foram aplicadas no campo. “A equipe da Bayer nos deu suporte com ótimas ideias e expertise no campo, que contribuíram para atingir esse reconhecimento. Eles trabalham muito perto dos produtores, o que foi realmente importante para nós, entendem nossas dificuldades e têm uma abordagem correta para a prática dos processos. Sem a ajuda da Bayer, esse trabalho teria sido muito mais complexo.”

As Fazendas Bartira iniciaram o projeto para certificação das operações em junho de 2014. “Nosso principal objetivo foi atingir as melhores práticas e aprimorar a gestão de riscos, por intermédio desse tipo de programa. O reconhecimento, como Bonsucro e Valore, garantem que aplicamos em nossas operações as melhores práticas agrícolas alinhadas aos mais elevados padrões sócio-ambientais”, conclui Iaquinta.

Bonsucro
A Bonsucro representa a plataforma de mudança do setor da cana-de-açúcar. A visão da entidade é um setor com comunidades produtoras prósperas e sustentáveis, e cadeias de fornecimento asseguradas e resilientes. A missão da Bonsucro é garantir que a produção sustentável da cana-de-açúcar crie valor duradouro para as pessoas, comunidades, negócios, economias e ecossistemas em todas as origens produtoras de cana. A estratégia da Bonsucro constrói uma plataforma para acelerar a mudança para a maior commodity agrícola do mundo, a cana-de-açúcar.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024