​Programação urbana da Semana Arrozeira aborda energia e consumo

Um dos pontos altos do evento será o lançamento de uma cerveja artesanal feita a base de arroz

17.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Nestor Tipa Júnior

Com a discussão de temas relevantes para o setor arrozeiro, a programação urbana da décima edição da Semana Arrozeira, promovida pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete, promete levar aos participantes debates sobre alternativas a gargalos que prejudicam a cadeia produtiva e apresentar soluções aos mesmos. De 28 de maio a 1º de junho, as atividades vão mesclar painéis relativos a assuntos da atualidade com lançamentos, homenagens e apresentações culturais.

A presidente da entidade, Fátima Marchezan, enfatiza que temas como comercialização, logística e mercado de arroz estarão na pauta do evento. Mas dois assuntos deverão dominar a atenção dos produtores que participarão da programação urbana. O primeiro deles vai abordar a nova matriz energética para a lavoura arrozeira, com a ideia de discutir as vantagens da troca da energia elétrica para as energias alternativas. "Mas não queremos apenas levantar o problema e sim apresentar casos de sucesso. E os agentes financeiros apresentarão quais as linhas para este tipo de investimento", salienta.

Outro assunto destacado por Fátima serão os novos mercados para o consumo do arroz, onde a Associação dos Arrozeiros de Alegrete vem trabalhando fortemente no incentivo aos usos alternativos do grão na alimentação. Um dos pontos altos será o lançamento da cerveja artesanal Arrozais, produto fabricado pela microcervejaria La Pampa, localizada no município da Fronteira Oeste, em parceria com a entidade, que forneceu o arroz de associados para a formulação da bebida. Conforme a dirigente, em testes a Arrozais já vem chamando a atenção dos apreciadores. "Tivemos testes de degustação e estão todos encantados com o sabor da cerveja", observa.

Além disso, está programado o lançamento do livro da Panela Campeira, grupo culinário constituído por associados da entidade que preparam pratos a base de arroz, onde serão contados os segredos das receitas que fazem sucesso nos eventos da região. Também será realizada a tradicional homenagem com a entrega do Troféu Taipeiro aos nomes que contribuíram com o desenvolvimento do setor arrozeiro em Alegrete. Uma das novidades deste ano será a realização da primeira Jornada Técnico-Comercial Arrozeira com as empresas parceiras do evento. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo site www.semanaarrozeira.com.br.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024