​Projeto Desafios da Soja encerra com painel de debates

Foram seis meses acompanhando de perto a maior safra de soja da história do Rio Grande do Sul. Grandes nomes do agronegócio participaram do evento

01.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Ângela Prestes

Desde a semeadura até a colheita do grão. A revista Destaque Rural acompanhou o desenvolvimento e ajudou a traçar a maior safra de soja da história brasileira. O projeto Desafios da Soja iniciou ainda em dezembro de 2016 com a proposta de levar informação e dividir experiências entre milhares de produtores de todo o Rio Grande do Sul. Para finalizar o projeto, a Destaque Rural promoveu, nessa terça-feira (30), um painel de debates em Passo Fundo/RS. O evento contou com a presença dos pesquisadores Ms. Dirceu Gassen, Dr. Carlos Alberto Forcelini e Dr. Mario Bianchi. O objetivo foi discutir os principais fatores que influenciam em altas produtividades e as resistências à doenças e plantas daninhas. Segundo o diretor da Destaque Rural, Leonardo Wink, o foco do Desafios da Soja é disseminar informações de qualidade aos produtores rurais. “Existe muita pesquisa, muita tecnologia e o Rio Grande do Sul, por exemplo, até ano passado não tinha superado a média de 50 sacas de soja por hectare. Isso significa que temos um número muito grande de produtores que produzem abaixo desse número. Nosso papel como veículo de comunicação é produzir conteúdos que traduzam de uma forma simples e de fácil entendimento o que tem de mais avançado em produtos, manejos e pesquisas para o produtor rural”, explica.

Supersafra

De acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), somente no Estado, a colheita já soma mais de 18 milhões de toneladas – uma marca histórica para os gaúchos. O total de grãos também é recorde: serão mais de 35 milhões de toneladas. Em todo o país, a projeção também é de volume histórico: 232 milhões de toneladas de grãos, com aumento de cerca de 25% em relação à safra anterior.

Para acompanhar o desenvolvimento desses resultados, a Destaque Rural percorreu cerca de 20 mil quilômetros, em 20 municípios do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina. Em Muitos Capões, por exemplo, na propriedade de Tarso e Rodrigo Barison, falamos sobre qualidade da semeadura. Já na região das Missões, conversamos com técnicos e produtores rurais sobre plantas daninhas. Em Coxilha, pertinho de Passo Fundo, fomos conhecer a propriedade do Lisandro e da Celi Webber para falar sobre Manejo Para Altas Produtividades. No Sul, conhecemos a região de Bagé, que possui três atividades agrícolas principais: o arroz, a pecuária e nos últimos 10 anos, a soja.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024