NOTÍCIAS

Prosperidade dos produtores de tabaco ilustra calendário da Souza Cruz

  • 11/12/2015 |
  • Eduardo Marques

A produção de tabaco na Região Sul do Brasil, cuja história iniciou há mais de 100 anos, tem assegurado a prosperidade no agronegócio familiar. O tema foi escolhido para ilustrar o Calendário 2016 da Souza Cruz que começou a ser distribuído gratuitamente no mês de novembro a todos os 30 mil produtores integrados à empresa no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A publicação, que apresenta famílias de produtores dos três estados, destaca a importância do tabaco para o desenvolvimento econômico e social das propriedades.

Conforme o gerente Nacional de Produção Agrícola da Souza Cruz, Hélio Moura, este é o primeiro calendário da empresa que não mostra apenas o produtor como personagem principal e, sim, toda sua família. “A prosperidade vem em benefício de todos os membros familiares e significa que os resultados melhoram com o passar do tempo”, destacou. Nos depoimentos dos produtores integrados, eles explicam por que escolheram a produção de tabaco, de que forma prosperaram e qual a sua relação com a indústria.

Os meses de janeiro e fevereiro são ilustrados pela família do produtor integrado Glacir Vergílio Santin, de Anta Gorda (RS). "O investimento na propriedade deu mais conforto e uma vida melhor para a minha família", garante ele. Já a página dedicada a março e abril mostra os familiares do agricultor Ilvo Karnopp, de Canguçu (RS). "Prosperidade é a palavra que resume nossa história". Em maio e junho, o exemplo de prosperidade é de Imbituva (PR), com a família Marques, do produtor Gabriel Guzzo Marques. Conforme ele, foram diversas as conquistas em parceria com a Souza Cruz. “Hoje minha intenção é ganhar ainda mais experiência com a evolução da cultura para produzir cada vez mais”, ressalta.

A partir do segundo semestre de 2016, o calendário ilustra os meses de julho e agosto com o produtor de tabaco Nivaldo Antônio Buche e sua família, de Missal (PR). "Com a cultura do tabaco pude realizar meus sonhos", explica ele. O produtor Laercio Celestino Adami e seus familiares, de Rio do Oeste (SC), aparecem na página dos meses de setembro e outubro. "Com a parceria da Souza Cruz pude dar boa qualidade de vida a minha família e garantir a educação dos meus filhos". E, por fim, novembro e dezembro, foram os meses escolhidos para mostrar a família do agricultor Valmor Vanderlei Quoos, de Vale do Sol (RS). "Aprendi com o meu pai e com a Souza Cruz", frisa ele, na publicação.

ver mais notícias