Publicação online aborda conceitos e traz exercícios de mecânica dos fluídos e hidráulica

Hidrabook foi produzido por docentes e pós-graduandos do Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ

26.10.2016 | 21:59 (UTC -3)
Caio Albuquerque

Hidrabook é o nome da publicação online lançada pelos professores do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) Fernando Mendonça e Tarlei Arriel Botrel, com coautoria dos pós-graduandos em Engenharia de Sistemas Agrícolas Ailson Maciel de Almeida, Timóteo H. S. Barros e Wagner W. A. Bombardelli

A publicação aborda a Mecânica dos fluídos, ciência que trata dos princípios e leis que regem o comportamento dos fluídos, seja em repouso, através das leis da hidrostática, quer em movimento, mediante as leis da hidrodinâmica. O seu conhecimento é, portanto, essencial para que se possa condicionar esse comportamento através de normas técnicas da engenharia.

Também integra o Hidrabook a Hidráulica, ramo da engenharia que se preocupa basicamente em captar, controlar, conduzir, elevar e armazenar a água, exercendo assim um controle ou uma utilização da mesma aplicando as leis da mecânica dos fluídos. O manejo da água será bem-sucedido desde que o engenheiro possa planejar, projetar, dimensionar, construir e operar estruturas hidráulicas apropriadas. Sendo assim, a Hidráulica é um ramo da física imprescindível para as engenharias - tais como agrícola, agronômica, civil, hidrossanitária, etc.

O livro foi pensado para ser um material de auxílio simples, voltado especificamente para o curso de Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola, e áreas afins, sendo acessível a todos. Os exercícios e exemplos são de fácil compreensão e voltados para problemas de hidráulica aplicados à área agrícola. O aluno pode baixar as resoluções de alguns exercícios em Lista>Exercícios>Resolução, mediante uma margem de acerto igual ou acima de 70% sob os testes realizados no fim de cada tópico pertinente ao seu dado capítulo.

Acesse o Hidrabook clicando aqui http://docentes.esalq.usp.br/tabotrel/

Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco