​Especial Expodireto Cotrijal: Pulverizador MF 9130 Plus é destaque da Massey Ferguson

Equipamento é dotado de motor eletrônico IEGR, que atende à nova legislação MAR-1

09.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Treicy Keller

A Massey Ferguson apresenta pela primeira vez no Rio Grande do Sul, durante a Expodireto Cotrijal, de 6 a 10 de março, a nova geração do Pulverizador MF9130 Plus com motor eletrônico IEGR (Sistema de Recirculação de Gases de Escape Interno – tradução do inglês para o português). O novo equipamento atende à regulamentação MAR-1 de controle de emissão de monóxido de carbono (CO), material particulado (MP), hidrocarboneto (HC) e nitrogênio (NOX). Com isso, a Massey Ferguson passa a contar com a melhor tecnologia disponível no mercado, cujo diferencial é a otimização do controle de emissões, garantindo alto desempenho, baixo consumo de combustível e disponibilidade da máquina.

“O pulverizador é a máquina que mais trabalha durante a safra, por entrar diversas vezes na lavoura para realizar as aplicações necessárias. É também a que mais ajuda o produtor rural a manter o máximo de potencial produtivo da cultura. Por isso, o agricultor precisa de um equipamento que seja robusto, confiável e que esteja disponível para trabalhar no “timing" certo de cada aplicação, pois atrasos impactam em perda de produtividade e em mais custos. E nenhum produtor quer viver este tipo de situação", afirma Vitor Kaminski, supervisor Marketing Produto Pulverizadores da AGCO. “Nosso produto atende às necessidades dos agricultores plenamente: é avançado tecnologicamente, possui ótimo rendimento diário e é o mais econômico em sua categoria", completa.

A nova versão do Pulverizador MF 9130 Plus mantém as principais características que consagraram o produto, tais como potência de 200 cv, chassi flexível, tração 4x4, piloto automático, telemetria, sistema End-Cap na pulverização, tubulação de pulverização em aço inoxidável e vão livre de 1,65m – um dos maiores vão-livre do segmento.

A novidade é que, com a reformulação, a máquina começa a ser produzida com design global, adotando o mesmo desenho dos tratores fabricados pela AGCO Europa e Brasil. Entretanto, o grande diferencial é o novo motor eletrônico IEGR, que facilita o controle de operação e manutenção, permitindo, assim, mais disponibilidade de máquina para o trabalho em campo.

Outras características do MF 9130 Plus:

- Pulverização mais eficiente: o novo sistema End Cap não permite que fique pressão residual na tubulação de pulverização, mantendo-a completamente cheia de defensivo. A pulverização realizada pelo MF 9130 Plus é mais uniforme e de melhor qualidade. Outra característica importante deste sistema é a melhora no tempo de resposta no acionamento e desligamento das seções de pulverização, evitando assim o desperdício de defensivo.

- Melhor desempenho em rampas: aliado ao já consagrado sistema de chassis flexível, eixos independentes em relação ao chassi, suspensão pneumática ativa e transmissão hidrostática 4x4 cruzada, o MF 9130 Plus tem agora grande capacidade para trabalhos em terrenos mais íngremes, pois o novo redutor com maior torque garante uma capacidade de rampa de 28%. Com essa novidade, o pulverizador da Massey Ferguson é indicado para trabalhar nas diversas regiões produtoras do Brasil, com diferentes tipos de terrenos e topografia.

- Mais ergonomia: a fim de aumentar o conforto operacional e reduzir a fadiga do operador, o MF 9130 Plus possui banco pneumático com apoio de braço e comandos ergonomicamente distribuídos, características que propiciam maior rendimento operacional.

- Agilidade na limpeza e manutenções diárias: as novas saídas de ar comprimido (uma dentro da cabine e outra na lateral esquerda da máquina, junto da estação de recarga) facilitam os processos de limpeza e da manutenção diária da máquina. O novo sistema de filtragem das barras de pulverização assegura um ganho de rendimento operacional no procedimento de limpeza dos filtros em cerca de 60%, aumentando, assim, a disponibilidade do equipamento em campo.

- Mais segurança: os operadores e técnicos que reabastecerem o pulverizador MF 9130 Plus têm acesso a um tanque de água limpa independente. Com capacidade para 40 litros e sem contato com qualquer outra tubulação da máquina, este tanque tem ligação direta com a torneira localizada ao lado esquerdo do pulverizador. Além disso, a nova válvula de alívio do sistema de pulverização também propicia mais segurança durante as aplicações. Caso ocorra um aumento excessivo da pressão de pulverização durante o trabalho, a válvula entrará em funcionamento para proteger os demais componentes do sistema.

- Mais precisão: o sistema de nivelamento automático das barras de pulverização do MF 9130 Plus possui agora mais um sensor para cada barra, totalizando agora dois sensores em cada um dos lados das barras e um no quadro central, melhorando, assim, a qualidade da informação. Com cinco pontos fazendo a leitura do terreno, os ajustes de altura da barra do pulverizador são mais uniformes e precisos. Ou seja, a performance do equipamento é melhor, principalmente em terrenos irregulares e até mesmo em áreas com curvas de nível.

- Facilidade na operação e na manutenção: a nova bomba pneumática do MF 9130 Plus garante maior rendimento operacional e autonomia para realização da lavagem dos frascos de defensivos (etapa obrigatória por lei durante o processo de aplicação de defensivos). Com este novo processo, utiliza-se um volume de água 12 vezes menor que o sistema anterior. Além disso, a nova tubulação de pulverização e seus novos suportes em aço inoxidável asseguram maior vida útil ao equipamento, já que, por ser altamente resistente a corrosão, o aço inox não é danificado pelo contato com os defensivos químicos, proporcionando menor custo de manutenção e menos paradas durante o período de aplicação. As novas abraçadeiras de engate rápido, presentes em diversos pontos da tubulação, agilizam as manutenções e os processos de limpeza, além de melhorar a capacidade de vedação. Outra novidade é o aumento da capacidade do acumulador do quadro central, que melhora a absorção de impactos durante o transporte e trabalho do pulverizador, o que garantirá maior vida útil aos componentes do quadro central e das barras. Outro destaque é a ampliação do comprimento da mangueira de entrada da bomba de recarga para que ela fique mais próxima do fundo do tanque de produto, evitando a formação excessiva de espuma na calda de pulverização.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024