​Pulverizadores Goldacres tem eficiência maximizadas com transmissões Allison

O fabricante australiano desenvolveu um novo veículo 4x4 com maior carga útil, menor vão livre do solo e uma transmissão Allison automática, o que assegura uma operação suave, simples e de baixo custo

03.04.2017 | 20:59 (UTC -3)
Caio Moraes/Rodolpho Siqueira

Equipada com transmissões Allison totalmente automáticas, a Goldacres desenvolveu a nova gama Super Cruiser G8 e G10 de tratores pulverizadores para atender à crescente demanda por fertilizantes e uma maior capacidade de pulverização.

"As automáticas Allison oferecem uma condução mais suave quando o trator está pulverizando a plantação, permitem que o motor funcione em rotações mais baixas melhorando a eficiência do combustível e oferecem maior confiabilidade", disse Ashley Dinning, gerente de vendas nacional da Goldacres.

Os tratores pulverizadores Goldacres têm que lidar com uma ampla variedade de condições, devido aos grandes contrastes do campo australiano. O estado do solo pode variar de terra firme e empoeirada, até terreno lamacento e encharcado pela chuva, e as variações de temperaturas podem ser intensas — de 0º Celsius no inverno a mais de 50º durante o verão.

De acordo com Dinning, a Goldacres é o único grande fabricante de tratores da Austrália a adotar transmissões automáticas convencionais em vez de um sistema de transmissão hidrostático. A empresa vem usando as transmissões Allison em sua linha de pulverizadores desde 1997. Os novos pulverizadores G8 e distribuidores G10 da Goldacres foram desenvolvidos para atender à crescente demanda por maior capacidade, já que fazendas estão usando maior quantidade de fertilizantes e aplicando-os com mais frequência.

"No passado, os agricultores aplicavam em suas plantações entre 14 e 18 quilos de fertilizante por acre uma vez por ano. No entanto, o padrão atual indica a aplicação de 45 quilos por acre ao menos três vezes por ano ", afirma Dinning.

Isso significa que os agricultores estão buscando reservatórios com maior capacidade para reduzir o número de reabastecimentos do fertilizante ou do tanque do pulverizador. Com maior peso, o trator tem que ter centro de gravidade mais baixo e maior capacidade de tração para evitar que o veículo fique atolado em terreno fofo com um grande peso a bordo.

Cada vez que o operador tem de reabastecer o reservatório de adubo leva de 30 a 40 minutos, portanto, maior capacidade significa maior produtividade em um dia de trabalho. O G10 tem capacidade para transportar em torno de 10.000 litros de fertilizante, enquanto o G8 leva aproximadamente 8.000 litros de fertilizante líquido ou pulverizantes agrícolas.

"Nosso Crop Cruiser, modelo anterior, usava uma transmissão automática Allison 2500, mas foi projetado para ter um grande vão livre do solo e transmissão por corrente para as rodas traseiras", disse Dinning. "A grande altura do solo evitava danos para as culturas mais elevadas durante a distribuição ou pulverização".

"Ao projetar a nova linha Super Cruiser as transmissões automáticas Allison foram a única opção considerada, já que seu desempenho tem se mostrado excelente nas últimas duas décadas em nossos antigos modelos".

Os novos Goldacres G8 e G10 compartilham o mesmo chassi e usam motores diesel Cummins QSB de 6,7 litros que produzem 260 cv, cerca de 40 cv a mais do que o Crop Cruiser anterior. "Nós optamos por uma Allison 3000 no novo Super Cruiser porque ela assimilou com folga o aumento de torque e de potência, bem como permitiu a inclusão do sistema de tração 4x4 e de uma tomada de força (PTO) para operar a unidade de distribuição e a longarina hidráulica dos braços do pulverizador".

Dinning afirma que a eficiência de combustível entregue pelas automáticas Allison é uma das características de destaque, e que observou uma economia de combustível em torno de 50% quando comparado com um trator de potência similar usando transmissão hidrostática.

"Um trator com potência semelhante usando sistema hidrostático normalmente consome entre 24,5 a 30 litros de combustível/hora. No entanto, as transmissões Allison permitem que nossos modelos funcionem com menores rotações nos motores o que significa que os operadores podem esperar um consumo de combustível em torno 11 a 15 litros/hora", diz Dinning. "Outra grande vantagem das transmissões automáticas Allison é a possibilidade de bloquear uma determinada marcha, por meio de um botão no console para uma aplicação específica, fazendo com que motor opere na faixa de torque ideal e mova-se suavemente pela plantação".

Outro benefício das transmissões Allison é o fato de que ela suaviza a operação provocando menos trancos ao trafegar pela fazenda, o que reduz o desgaste de componentes como os braços pulverizadores, além de garantir uma taxa de aplicação de fertilizante contínua e consistente.

O G10 pode ser equipado com barras de pulverização que variam de 24 a 36 metros. Isso permite que o veículo atenda a uma ampla gama de aplicações por acre para plantações em fileiras. Ele também tem capacidade para transportar até 8.000 litros de outros produtos incluindo herbicidas, pesticidas, fungicidas e fertilizantes líquidos.

"Mesmo trabalhando com fertilizantes corrosivos e pulverizadores agrícolas, as transmissões Allison da Série 3000 têm intervalos dobrados de manutenção em comparação com a maioria dos modelos com sistema hidrostático", analisa Dinning. "A Allison determina 2.000 horas entre os serviços de revisão para esta aplicação, enquanto a maioria dos modelos hidrostáticos exigem manutenção a cada 1.000 horas. A Allison também é mais fácil de manter e é mais confiável, fato comprovado em cada um dos quase 300 tratores Crop Cruiser que produzimos desde 1997".

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024