​Qualidade do arroz será testada durante Abertura da Colheita

RiceExperience vai mostrar, na prática, as características de cocção e qualidade do arroz na panela

16.02.2017 | 21:59 (UTC -3)
Emerson Alves

O conceito de qualidade de grãos de arroz é abrangente, pois reúne atributos físicos, químicos e culinários. As características físicas são compostas por parâmetros como renda e rendimento de grãos inteiros, grãos quebrados, defeitos físicos como grãos gessados, picados e manchados, entre outros. Entre as características químicas se destacam como parâmetros importantes a Temperatura de Gelatinização e o Teor de Amilose, itens que influenciam diretamente na qualidade culinária.

Para avaliar a qualidade do grão na panela, a RiceTec, empresa multinacional referência no desenvolvimento e comercialização de sementes de arroz, criou o RiceExperience, um evento que avalia as características do arroz. “O propósito é mostrar, na prática, as características de cocção (cozer) dos materiais da RiceTec quando comparadas aos materiais da concorrência e, assim, desmistificar a questão da qualidade de cocção em híbridos e soltabilidade do arroz na panela”, explica Marilia Rosler Vinhas, analista da Qualidade Industrial da RiceTec e responsável pela execução do projeto.

O consumidor é bastante exigente quando se trata de qualidade culinária, pois a preferência está em grãos muito soltos, com tempo curto de cozimento e que não “empapem” na panela. O grão de arroz ideal para a maioria das indústrias brasileiras é aquele que contenha renda e rendimento de grãos inteiros altos, baixo teor de defeitos, temperatura de gelatinização baixa e alto teor de amilose. No entanto, reunir todas essas características em uma cultivar não é tarefa fácil, como destaca Marilia. “Muitas vezes, são necessários vários anos de pesquisa para desenvolver uma cultivar que encontre a aliança entre quantidade e qualidade”, afirma.

Em relação ao mercado brasileiro de arroz, grande parte está voltada para as marcas “Premium”, compostas por grãos de alta qualidade, que agregam valor ao produto e atendem a demanda do consumidor. “O problema é que na maioria dos casos essas cultivares não são tão produtivas, o que desagrada o produtor de arroz devido aos altos custos de produção”, lembra a especialista em sementes.

O RiceExperience será realizado durante a vigésima-sétima Abertura Oficial da Colheita do Arroz, nesta sexta-feira, dia 17, às 12h, no estande da RiceTec.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024