Quatro principais dicas para uma boa nutrição do feijão

Para desenvolvimento da cultura, com mais produtividade e qualidade do produto final, o manejo correto dos fertilizantes é fundamental

10.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Lenita Sampaio

Uma nova frente fria se aproxima do oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com incidência de chuvas em algumas regiões, aumentando os níveis de umidade no solo. Essas condições favorecem o desenvolvimento das culturas de 2ª safra, como no caso do feijão, um dos principais itens da cesta básica dos brasileiros e que exerce papel de protagonista nas refeições diárias.


Para desenvolvimento da cultura, com mais produtividade e qualidade do produto final, o manejo correto dos fertilizantes é fundamental. Para isso, o especialista agronômico da Yara, Harley Sales, listou as quatro principais dicas para proporcionar uma melhor nutrição do feijão. Confira:

1) Estímulo ao enraizamento

O feijão é uma cultura de sistema radicular pouco desenvolvido. Por isso, os estímulos são fundamentais para um bom estabelecimento. Para essa finalidade, o produtor deve utilizar bioestimulantes enraizadores e fertilizantes multinutrientes com destaque para o fósforo, cálcio e boro, nutrientes reconhecidos pela importância no enraizamento.

2) Complementação foliar

Com materiais de ciclo cada vez mais curto, o produtor deve aproveitar as pulverizações para fazer a complementação com fertilizantes foliares. Utilizar produtos que tenham boa flexibilidade de aplicação e garantam o fornecimento necessário de manganês, zinco e cobre são fundamentais para a nutrição adequada com micronutrientes.

3) Acertar o alvo na florada

Obter um bom pegamento de florada é fundamental para garantir o maior número possível de vagens viáveis na lavoura. Os nutrientes cálcio e boro são importantíssimos nesse processo. Nas aplicações foliares é importante acertar o alvo (botão floral) para garantir um ótimo aproveitamento, ou utilizar uma estratégia de fornecimento desses nutrientes no solo junto com a cobertura nitrogenada.

4) Mais peso do grão

Ao final do ciclo do feijão, o potássio tem participação ativa no enchimento de grãos. Nesta etapa permanecer com folhas verdes contribuirá com aquelas gramas a mais no peso médio de mil grãos e garantirá uma boa classificação de peneira.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024