Rede SoloVivo se apresenta no Congresso Mundial de Agricultura Conservacionista

A pesquisadora da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Alba Leonor Martins participou do VII Congresso Mundial de Agricultura Conservacionista

09.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Carlos Dias

A pesquisadora da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Alba Leonor Martins participou do VII Congresso Mundial de Agricultura Conservacionista, no início de agosto, em Rosário (Argentina).

O evento foi uma oportunidade de compartilhar as iniciativas da Rede de Pesquisa SoloVivo(Embrapa/Itaipu Binacional) e aprender com a experiência das associações de agricultores do Plantio Direto de outros países.

O Congresso teve 5 mil participantes, de 37 países. “Nunca estive num evento tão grandioso”, disse uma empolgada Alba. “Ainda tive a oportunidade de passar alguns dias com os maiores pioneiros do Plantio Direto no Brasil: Herbert Bartz e John Landers”.

A agricultura moderna baseada no sistema Plantio Direto é uma ferramenta crucial para a segurança alimentar, mudanças climáticas, biodiversidade e resiliência; um paradigma que promove a produção e a ecologia em conjunto, para todas as escalas, promovendo pequenos agricultores, agricultura familiar, igualdade de gênero, biotecnologia, inovações de máquinas, bioenergia, rotações e combinações de culturas, genes e princípios ativos, agronegócios, legislação e outras ações que fizeram parte deste importante acontecimento.

O evento foi organizado pela CAAPAS (Confederação Americana de Organizações de Agricultores para uma Agricultura Sustentável), composta pelas seguintes organizações Associação Uruguaiana Pro Plantio Direto (AUSID), Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP), Federação Paraguaiana para uma Agricultura Sustentável (FEPASIDIAS) e Associação Argentina de Agricultores de Plantio Direto (Aapresid).

Juntamente com o evento de agricultura conservacionista aconteceu o XXV Congresso da Aapresid.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024