NOTÍCIAS

Resultados de fenotipagem de plantas são apresentados em congresso

  • 29/09/2015 |
  • Daniela Garcia Collares
A geração de imagens reveladoras do funcionamento de diversos mecanismos da planta através das técnicas de fenotipagem utilizadas pela Embrapa Agroenergia (Brasília/DF) serão apresentadas em trabalhos de pesquisa no XV Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, que tem como tema central “Inovação em fisiologia vegetal e seu impacto social”. O Congresso será realizado durante esta semana, de 28/09 a 02/10, em Foz do Iguaçu/PR.

Durante o evento, segundo o pesquisador responsável pelas pesquisas em fenotipagem de plantas na Embrapa Agroenergia, Carlos Sousa, serão apresentados, na sexta-feira (02/10/2015), os resultados obtidos com variedades de milho visando tolerância à seca. “São três trabalhos com técnicas diferentes: fluorescência de clorofila por imagem, imagens hiperespectrais na visível/infravermelho próximo e trocas gasosas”, contou Sousa. Ele salienta que as técnicas usadas são mais precisas do que os métodos tradicionais de fenotipagem de plantas em condições de campo. Essas técnicas são complementares e com resultados obtidos é possível explicar os fatores que interverem na tolerância à seca ou a qualquer outro tipo de estresse em plantas.

“As pesquisas que desenvolvemos têm como objetivo observar como o milho responde à seca visando selecionar as melhores características para serem incorporadas aos programas de melhoramento genético da Embrapa”, complementou.

Os resultados de pesquisa que estão sendo publicados foram obtidos no projeto “Desenvolvimento de procedimentos para a fenotipagem de genótipos de milho quanto à tolerância ao déficit hídrico usando imagens espectroscópicas da parte aérea” – PHENOCORN, em parceria com o grupo de melhoramento da Embrapa Milho e Sorgo, e de pesquisadores da Embrapa Informática na Agropecuária (Campinas/SP) e da Embrapa Instrumentação (São Carlos/SP), com recursos da própria Embrapa e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Agência Brasileira de Inovação (Finep).

O Congresso

O XV CBFV está sendo promovido pela Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal (SBFV) com apoio direto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), além de outras IES do estado. De acordo com informações do evento, conjuntamente ao Congresso, também está sendo realizada a I Conferência Brasil-Israel de Ciências de Plantas (I CBICP), evento binacional realizado em parceria com a Israeli Society of Plant Sciences (ISPS), e que tem por finalidade criar e compartilhar informações, e promover estudos colaborativos entre pesquisadores, estudantes e profissionais brasileiros e israelenses.

Mais informações: www.sbfv.org.br/xvcbfv

Foto: Vivian Chies ver mais notícias