Reunião do Pêssego mostra tecnologias à serviço do produtor

A Reunião Técnica da Produção Integrada do Pêssego teve continuidade durante a tarde da quarta-feira (24/05) pela dedicação e compromisso de entidades públicas com a cadeia produtiva

25.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps

Em clima de saudosismo a Reunião Técnica da Produção Integrada do Pêssego teve continuidade durante a tarde da quarta-feira (24/05) pela dedicação e compromisso de entidades públicas com a cadeia produtiva. O nome de José Carlos Fachinello, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), voltado a estudos na área da fruticultura, em especial ao pessegueiro, foi homenageado pelo setor produtivo, já que foi um dos idealizadores e incentivadores do evento. O salão lotado da Comunidade São Luís, na Colônia Santa Áurea, no interior de Pelotas,RS, com cerca de 120 produtores de pêssego, fez uma prece junto a família do professor representada, além da entrega de placa de homenagem e compartilhou o que se propunha a atividade: novidades tecnológicas para a cultura.

A primeira parte da programação trouxe um relato do programa Sistema de Alerta da Mosca-das-Frutas, realizado há seis anos, numa parceria entre a Embrapa, UFPel, Emater/RS-Ascar e Sindicato e Associação de Produtores de Pêssego de Pelotas, referente ao uso de práticas de controle nos pomares da região e das novidades tecnológicas, através da apresentação de novos atrativos alimentares e estrategias de captura massal de moscas, como alternativa aos persicultores.

O pesquisador Dori Edson Nava, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS) falou que a grande motivação à realização do evento é evitar danos nos pomares de pêssego da região. "Com a falta de controle da mosca-das-frutas é possível se chegar a 7% de perdas nos pomares. Se a propriedade tiver uma perda acima de 2,5%, o produtor já tem prejuízo econômico", analisou Dori Edson.

O pesquisador convidado Marcos Botton da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves,RS) se focou na questão da atenção do produtor aos pontos de controle nos pomares e ao uso de produtos recomendados. "As novidades que apresentamos são as iscas tóxicas formuladas e resistentes à lavagem da água da chuva por que não precisam ser reaplicadas de imediato, tendo um ganho de controle pelo produtor; também a recomendação de uso de formulações alimentares da indústria, que não contém açúcares, e portanto, não sendo letais para insetos polinizadores; e ainda, a indicação da técnica de captura massal, que são a utilização de altas quantidades de armadilhas por unidade/área, visando reduzir a população de insetos adultos nos pomares", explicou Marcos.

O engenheiro agronômo Rafael Gonçalves, sócio de uma empresa incubada à Conectar da UFPel, apresentou algumas de suas criações tecnológicas: um aplicativo web e uma isca inteligente. "O nosso aplicativo LookPest está na plataforma web , em mobile, o qual faz o serviço de organizar todos os dados de coleta e desenvolve modelos para controle das pragas especificamente àquele pomar, via smartphone", explica Rafael. Segundo ele, o aplicativo surge para facilitar a vida do produtor, dar facilidade na coleta de informaçãoes e na tomada de decisão para o negócio.

Na opinião do produtor de pêssego, Ricardo Vergara Scaglioni, a retomada das Reuniões Técnicas, que neste ano, chegou a sua 13ª edição, vem atender a busca de atualização do setor produtivo em novas técnicas de produção à cultura. "Depois a gente pode dar continuidade no pomar do que se conheceu aqui. A expectativa é confiante para atual safra, já que na anterior, o rendimento e a produtividade foram muito bons", comentou Ricardo.

Estiveram presentes ao ato de abertura do evento o vice-prefeito de Pelotas, Idemar Bartz, o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Clima Temperado, Jair Nachtigal, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas, Nilson Loeck, o representante da Emater/RS-Ascar, Edegar Norenberg e o representante da Comunidade São Luís, Roni Silveira. A senhora Stella Maris Fachinello e o filho André receberam as homenagens pelo professor, falecido em 2016.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024