Reunião Técnica da Produção Integrada do Pêssego tem continuidade

​As instituições de ensino, pesquisa e extensão de Pelotas retomam, a partir deste mês de maio, na realização da reuniões técnicas do pessegueiro voltada aos persicultores

18.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps

As instituições de ensino, pesquisa e extensão de Pelotas retomam, a partir deste mês de maio, na realização da reuniões técnicas do pessegueiro voltada aos persicultores. O evento com o objetivo de divulgar novas tecnologias e fazer um relato da safra anterior, volta a cumprir sua intenção na próxima quarta-feira, 24 de maio, durante uma tarde. A XIII Reunião Técnica da Produção Integrada do Pêssego será na Comunidade Católica São Luís, interior do município. Desde 2013 o evento não se realizava. Esta edição vai celebrar a memória de seu idealizador, o professor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da UFPel, José Carlos Fachinello, da área de Fruticultura, falecido em 2016.

O programa prevê um relato do Sistema de Alerta Mosca-das-Frutas pelo pesquisador da Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS), Dori Edson Nava; e uma palestra sobre Novos Atrativos e Captura Massal da Mosca-das-Frutas pelo pesquisador Marcos Botton, da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS). Segundo um dos organizadores do evento, o pesquisador Dori Edson Nava, o colega de Bento Gonçalves vai apresentar o uso de iscas tóxicas e atraentes alimentares para solução de combate às mosca-das-frutas. " Essa palestra vai se destacar no evento pelo fato de que essas alternativas de controle de pragas e insetos é a que mais evoluiu nos tempos atuais", respondeu Dori Edson.

As atividades da tarde prosseguem com a palestra Manejo da adubação em Pessegueiro pelo pesquisador Gilberto Nava, também da Embrapa Clima Temperado, que é uma das etapas, no manejo da produção de pessegueiro, que enfrenta também desafios. Para isso, a coordenação do evento organizou o relato de experiência de um produtor de pêssego sobre o manejo do solo da região de Pelotas.

E para encerrar a programação, os participantes poderão conhecer uma empresa de prestação de serviços - uma startup - no manejo de pragas, que surgiu a partir da Conectar (incubadora de empresas da Universidade Federal de Pelotas-UFPel) e acompanharão o relato técnico sobre a safra do pêssego 2016/2017 pelos representantes da Associação de Produtores de Pêssego de Pelotas (Aeapel), Marcos Schiller, e pelo Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Paulo Crochemore.

A Reunião Técnica ao longo dos tempos se concentrou em trabalhar em sua agenda com ênfase em problemas fitossanitários. O evento está marcado para início às 13h e encerramento, às 17h.

A realização desta edição da Reunião está a cargo da Embrapa, Prefeitura Municipal de Pelotas, UFPel, Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Aeapel e Sindocopel.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024