​RiceTec presente na Abertura Oficial da Colheita do Arroz no Uruguai

Com operações no Uruguai desde 2003, empresa é responsável por 70% do mercado Clearfield no país

28.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Emerson Alves

A colheita do arroz no Uruguai será aberta, oficialmente, nesta quarta-feira, dia 29 de março, no município de Rocha, localizado a 283 quilômetros de Montevidéu. Os produtores uruguaios, conhecidos por atingir alto rendimento na produção de arroz por hectare devem, no entanto, registrar uma queda de 1,2% na safra, após alta de 3% no ano passado, conforme órgãos oficiais do país. Em 2016 foram plantados 162 mil 422 hectares com o cereal e o rendimento foi, em média, de 8,1 mil quilos por hectare, com uma produção total de um milhão 315 mil 618 toneladas, segundo dados da Associação de Cultivadores de Arroz (ACA).

De acordo com especialistas, muito do desempenho positivo dos produtores uruguaios pode ser explicado pela qualidade e tecnologia empregada na semente. A RiceTec, empresa referência no desenvolvimento e comercialização de sementes de arroz, com sede em Porto Alegre (RS), vem ampliando a cada safra sua participação no mercado uruguaio.

Uma das principais características da tecnologia RiceTec é o aumento de heterose, ou vigor híbrido, conferindo alto potencial produtivo com estabilidade, além de plantas mais robustas, alta capacidade de perfilhamento e tolerância a doenças aliada a alta qualidade industrial. A tecnologia empregada nos produtos RiceTec permite o uso da água e insumos de maneira mais eficiente, tornando o processo produtivo mais sustentável e rentável. Entre os destaques do seu portfólio está o Inov CL, um produto desenvolvido com a parceria do Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (INIA).

Parceria com o INIA

Presente no Uruguai desde 2003, a RiceTec conta com a parceria do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INIA) para o desenvolvimento de novos produtos. “Um dos nossos principais produtos, o INOV CL, foi desenvolvido com germoplasma do Uruguai, através de anos de parceria com o INIA. O resultado foi uma semente de ciclo curto, que carrega na sua base genética todas as características e benefícios de um produto de alta qualidade ", afirma Roberto Lima, gerente de negócios da RiceTec no Uruguai.

O InovCL tem auxiliado muito o mercado uruguaio a manter seus níveis de produtividade em áreas infestadas com arroz vermelho. “E essa procura cresce todos os anos. Tanto que após sete safras desde o lançamento do Inov Cl, hoje contamos com 70% do mercado Clearfield do Uruguai “, revela o Diretor de Marketing da RiceTec, Leandro Pasqualli.

Mercado global

A RiceTec é responsável por 16% do mercado de sementes certificadas (Clearfield) no Mercosul. Na América do Sul, a empresa está presente na Argentina, Brasil e Uruguai, e seu crescimento é significativo safra após safra. A RiceTec também está presente em todas as áreas de cultivo de arroz no Brasil.

No Uruguai, além da presença nas áreas comerciais, a RiceTec produz sua semente em parceria com produtores locais, sendo a primeira e única empresa que desenvolve o processo de produção de híbridos de arroz no país, auditado e certificado pelo INASE, órgão oficial de sementes. Nos últimos anos, a multinacional também passou a exportar semente para países do Mercosul e Europa, projetando a região ao mundo.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024