Rodada técnica verifica condições das lavouras na região Leste do Mato Grosso

Diretor técnico Nery Ribas e fitopatologista dr. José Tadashi percorrem a região durante a semana

16.02.2016 | 21:59 (UTC -3)
Ascom Aprosoja

As condições das lavouras de Mato Grosso ainda preocupam os produtores rurais na safra 2015/16. Para avalia-las é que a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) volta a campo para realiza a próxima rodada técnica. O diretor técnico Nery Ribas e o fitopatologista dr. José Tadashi percorrem de 16 a 19 de fevereiro as propriedades rurais da região Leste, especificamente nos municípios de Nova Xavantina, Canarana, Querência e Água Boa.

“As visitas nos ajudarão a entender a situação das lavouras no Estado quanto à sanidade e às intempéries climáticas que impactam na produtividade da soja. Conversar com o produtor rural neste momento é fundamental”, diz Ribas.

“Porém, é uma região onde o plantio é tradicionalmente mais tardio. Por isso, queremos ver in loco se as chuvas que caem neste período conseguiram beneficiar as lavouras”, frisa o diretor técnico.

O fitopatologista José Tadashi irá avaliar as condições fitossanitárias das lavouras daquela região, verificando a incidência de doenças como a ferrugem asiática e a mancha alvo nas plantas de soja. “Com toda a expertise que tem, o doutor Tadashi poderá conversar e orientar os produtores rurais e verificar a incidência das doenças e o manejo que está sendo realizado nas lavouras”, finaliza Nery Ribas. A supervisora de projetos Letícia Laabs também participa da rodada.

As rodadas técnicas realizadas pela entidade geram informações que são analisas, discutidas e servem para pensar nas ações estratégicas para o setor.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024