​Rol de norte-americanas no Congresso Sindag em Canela (RS) tem nova participante

Evento é o segundo maior do setor no mundo e vai ocorrer de 8 a 10 de agosto, no Aeroporto Municipal

25.04.2017 | 20:59 (UTC -3)

A 105 dias do segundo maior encontro de aviação agrícola do mundo – que vai ocorrer em Canela/RS, de 8 a 10 de agosto – a procura pelos espaços remanescentes na mostra de aviões, tecnologias e equipamentos no Congresso Sindag Mercosul e Latino-Americano começa a se intensificar. Empresas estrangeiras buscam participar pela primeira vez da vitrine para o continente. Caso da Turbine Conversions Ltd (TCL), de Nunica, no estado norte-americano de Michigan. Na última semana a empresa fechou sua participação com o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), que organiza o evento.

Segundo Ann Hatfield Grahek, filha do fundador e presidente da empresa, William (Bill) Hatfield, seu pai já vinha há algum tempo acompanhando o crescimento do Congresso Sindag (o evento é anual). Nos EUA, a empresa já é participante assídua da Convenção Anual da Associação Nacional de Aviação Agrícola do país – NAAA, na sigla em inglês, que ocorre em dezembro.

O empurrão que faltava para vir a Canela (RS) foi a visita à TCL de um representante da Pratt & Whitney. A fabricante canadense de motores aeronáuticos é parceira da empresa dos Hartfield e, em uma conversa sobre o evento brasileiro, ficou claro a expectativa de que o evento deste ano deve bater recordes. Tanto a cananadense P&W, quanto as fabricantes norte-americanas de aviões Air Tractor e Thrush e várias outras entrangeiras são presença constante nos eventos do Sindag. Entre as nacionais, o rol de participantes de carteirinha tem, por exemplo, a Embraer (detentora do 60% do mercado nacional de aviões agrícolas, com seu modelo a etanol).

Soma-se a isso o fato da presença de operadores, pilotos e parceiros de todo o continente – a TCL já tem clientes na América Latina. “Estamos muito animados em participar”, comentou Ann, logo após concluir a reserva do estande. Por parte do Sindag, a vinda da nova empresa estrangeira é uma mostra da importância do evento como vitrine para o mercado latino-americano. “Também estamos muito felizes com a presença da Turbine Conversions entre nós”, ressaltou o presidente do sindicato aeroagrícola, Júlio Kämpf.

A TCL trabalha com conversão de aviões a motores convencionais para os motores turbos, além de oferecer manutenção ao sistema. A firma também conta com uma linha de equipamentos para sistemas para pulverização e aplicação de sólidos, para combate a incêndios e outros.

ESTRUTURA E SERVIÇOS

O Congresso Sindag Mercosul e Latino-Americano terá uma estrutura de 3,6 mil metros quadrados no Aeroporto Municipal de Canela. Além das palestras e debates sobre políticas, demandas e novas tecnologias (é o momento do ano em que o setor para e operadores, pilotos, pesquisadores, autoridades de diversos órgãos e políticos se reúnem para conversar) e estratégias para o setor aeroagrícola continental, como sempre o público poderá conferir também a mostra de equipamentos e tecnologias, além de demonstrações de aeronaves.

O Brasil tem a segunda maior e uma das melhores frotas de aviões agrícolas do mundo, com mais de 2 mil aeronaves. Além da abrangência nacional, programação de agosto será continental devido a dois fatores: a abrangência latino-americana (revezada a cada três anos com os congressos da Argentina e Uruguai), e a presença norte-americana (maior mercado mundial do setor), devido a um acordo firmado no ano passado entre o Sindag e a NAAA.

70 ANOS

O evento em Canela será também comemorativo aos 70 anos da aviação agrícola brasileira. O primeiro voo aeroagrícola no Brasil ocorreu em Pelotas/RS, em 19 de agosto de 1947, no combate a uma praga de gafanhotos. Hoje, além do trato a lavouras (semeadura, aplicação de fertilizantes e pulverizações), a aviação agrícola também atua no combate incêndios florestais, trato de floretas (comerciais ou nativas) e também já tem históricos de sucesso no País no combate a mosquitos e repovoamento de lagos com alevinos.

Este será o terceiro evento aeroagrícola é realizado em Canela, depois de um jejum de 28 anos. Os outros dois (1ª e 2ª Fenaero) haviam sido promovidos pelas antigas Federação Nacional de Aviação Agrícola (Fenag) e Associação Sul Rio-grandense de Aplicadores Aéreos (Asupla), ambas precursoras do Sindag.

O último Congresso Sindag ocorreu em junho do ano passado, em Botucatu/SP e, mesmo sendo uma edição nacional, teve mais de 1,5 mil participantes de um público especializado – empresários e pilotas agrícolas, pesquisadores, autoridades da aviação e agricultura, produtores rurais, técnicos e outros profissionais, estudantes ou entusiastas ligados ao setor.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024