RTRS apresenta benefícios da certificação de soja durante AgroBalsas 2017

A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) tem como missão promover e facilitar a produção, o processamento e a comercialização responsável da soja em nível global.

04.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Angélica Cortez

Alinhado a esse posicionamento, um dos compromissos da entidade é participar de eventos que reúnam produtores interessados em desenvolver uma produção economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.

E a AgroBalsas, que esse ano ocorre entre 15 a 19 de maio, é um evento anual organizado pela FAPCEN (Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte) e tem como objetivo estimular, fomentar e divulgar o agronegócio desenvolvido na região de Balsas-MA, que engloba 18 municípios. Na ocasião, é realizada uma interação entre a população local, empresas expositoras, entidades parceiras e ainda, é desenvolvido um projeto de sucessão familiar com as crianças e jovens presentes.

A RTRS estará no evento, representada pelo Consultor Externo Cid Sanches, tirando as dúvidas dos produtores sobre a certificação da soja, bem como apresentando o conceito de produção sustentável e benefícios ambientais, sociais e econômicos de aderir ao processo de certificação.

“A AgroBalsas é um dos principais eventos voltado ao agronegócio na região do MATOPIBA. É um referência para os produtores da região e acredito que a presença da RTRS durante esses dias será de extrema importância para estreitar relacionamento e divulgar o trabalho desenvolvido no Brasil e os resultados alcançados. Inclusive, nosso parceiro Rabobank irá apresentar condições especiais de financiamento para produtores certificados” assegura Cid Sanches.

A organização do evento – que tem como tema “Coragem para fazer a diferença e união para ser diferente” – espera receber 65 mil pessoas durante os cinco dias de programação. Os expositores somam aproximadamente 200 empresas e a AgroBalsas conta com o apoio de diversos parceiros, como Governo do estado, prefeitura municipal, algumas instituições bancárias e instituições federais (CNA, FAEMA, FIEMA, SEBRAE).

“Nosso intuito é fazer com que o MATOPIBA seja reconhecido com uma região altamente produtiva e acolhedora, porém precisamos de incentivos para se tornar uma grande potência. Há 17 anos, AgroBalsas é o meio pelo qual a FAPCEN encontrou de fazer com que as pessoas e autoridades reconheçam o nosso potencial. Estamos alcançando o nosso objetivo e a parceria com a RTRS fortalece ainda mais esse compromisso”, ressalta Superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024