RTRS propõe estratégia para impulsionar demanda de soja responsável e créditos no Brasil

A RTRS reuniu produtores, representantes da indústria, sociedade civil e observadores na última reunião da Força Tarefa Brasil, em São Paulo-SP

06.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Angélica Cortez

A RTRS (Associação Internacional de Soja Responsável) reuniu produtores, representantes da indústria, sociedade civil e observadores na última reunião da Força Tarefa Brasil, em São Paulo-SP.  Representantes do Control Union, Earth Innovation, Grupo André Maggi, Cert-ID, SLC Agrícola, CDP, TNC, ADM do Brasil, IDH, Bayer, Basf, Agroícone, Cargill, Genesis Lab, Fapcen, Rabobank, Shutter, BR-TUV, Fazendas Bartira, Cerquality, INPEV e Earth Innovation Institute estiveram presentes.

Realizado na sede do Rabobank Brasil, o encontro teve como propósito apresentar o andamento da análise dos mapas RTRS, destacar os próximos passos da pesquisa com produtores da Fundação Espaço Eco, explicar a estratégia IDH no Brasil, além de comunicar a ideia de a RTRS desenvolver um planejamento para impulsionar a demanda de soja certificada no país, bem como o desenvolvimento do mercado para a compra de créditos.

O Consultor Externo da RTRS no Brasil, Cid Sanches, conta que o mapa RTRS é um projeto que utiliza uma ferramenta de zoneamento que visa orientar a produção de soja responsável. “São identificadas áreas importantes para a biodiversidade, em que as partes interessadas concordam que não deve haver qualquer conversão e descrevem as áreas de possível expansão sobre áreas já consolidadas”, comenta. Lembrando que toda expansão analisada foi realizada no período de 2009 a 2016, pois após junho de 2016, nenhuma conversão de área é permitida para a certificação RTRS.

O Gestor do Programa de Territórios da IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável) no Brasil, Guilherme Justo, ressalta que a instituição está desenvolvendo uma estratégia focada no programa PCI (Produzir, Conservar, Incluir) no estado do Mato Grosso. “Estamos discutindo internamente possíveis mudanças para voltar a incorporar a certificação como um dos passos para o desenvolvimento sustentável jurisdicional”, ressalta.

A Presidente da RTRS Marina Born, e o Diretor Executivo da RTRS Marcelo Visconti, apresentaram a ideia de desenvolver uma estratégia de mercado no Brasil. “A proposta é que empresas sediadas na cidade de São Paulo desenvolvam um plano para que a Força Tarefa Brasil trabalhe exclusivamente na demanda, gerando e ampliando mercado para a soja RTRS no país”, comenta Marina.

No fim da reunião, os participantes iniciaram os preparativos para a próxima conferência da RTRS, que será realizada em maio de 2018, em Lille, na França.

A Força Tarefa Brasil da RTRS é um espaço de trabalho e colaboração que reúne membros da associação, incentivando o trabalho do mercado global e contribuindo para a construção de políticas públicas, difundindo informação aos produtores e consumidores, fortalecendo assim, o mercado para a soja responsável.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024