NOTÍCIAS

Safra brasileira de café atinge 43,2 milhões de sacas em 2015

  • 13/01/2016 |
  • Priscilla Mendes

Maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil produziu no ano passado 43,2 milhões de sacas do grão em 1,9 milhão de hectares. O café brasileiro, que registrou recorde em volume exportado, responde por 30% de toda a produção mundial.

Os números constam do Informe Estatístico do Café – produzido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento –, que apresenta mensalmente os dados do setor. O estudo mostrou que a produtividade dos cafeicultores brasileiros em 2015 ficou em 22,5 sacas por hectare.

O maior produtor brasileiro de café é Minas Gerais, que fechou 2015 com 22,3 milhões de sacas, o equivalente a 51% da produção nacional. Em seguida, estão Espírito Santo (24%), São Paulo (9%) e Bahia (5%).

Nas exportações, o café bateu recorde em volume embarcado, com 2,09 milhões de toneladas.

Consumo

O Brasil é o segundo maior consumidor mundial de café – uma paixão nacional. São 21 milhões de sacas consumidas ao ano. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, que também é o maior importador. No ano passado, os norte-americanos compraram do exterior 21% de todo o café consumido internamente, cerca de 23 milhões de sacas.

Previsão

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê que a safra de café atinja 49,7 milhões de sacas em 2016. A estimativa sinaliza uma recuperação após perdas ocasionadas por problemas climáticos em anos anteriores, como a seca no cerrado de Minas Gerais e no Espírito Santo em 2015 e o tempo seco e quente em São Paulo e no sul de Minas em 2014.

ver mais notícias