Saneamento básico e irrigação integram vitrine de tecnologias do IV Encontro DNA

nstalados em junho e julho como modelos de tecnologias sustentáveis, de baixo custo, fácil aplicação e replicabilidade, a fossa séptica biodigestora, jardim filtrante e o irrigador solar compõem a vitrine de expos

12.09.2017 | 20:59 (UTC -3)
Joana Silva

O evento é realizado na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú “Hélio de Moraes” (UPD) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), onde as tecnologias sociais da Embrapa Instrumentação (São Carlos SP) foram instaladas como parte do plano de readequação do encontro.

Antes, o evento era realizado na Cooperativa Agrícola da Zona do Jahu e passa, a partir desta quarta edição, a ser na fazenda experimental da UPD. A demonstração em campo do irrigador solar será realizada pelo pesquisador responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Washington Luis de Barro Melo no primeiro dia do evento, às 10 horas. Já a fossa séptica biodigestora e o jardim filtrante, destinados ao saneamento básico rural serão apresentados pelo analista Carlos Renato Marmo no segundo dia, no mesmo horário.

De acordo com a chefe da seção técnica da UPD, Gabriela Aferri, o modelo de tecnologia para saneamento tem a função de remodelar o sistema de esgoto da fazenda experimental, além de servir de exemplo para outras propriedades rurais da região.

“Além de modernizar o sistema de esgoto, a instalação dos novos modelos deverá tornar a UPD uma vitrine tecnológica, com transferência de conhecimento aos visitantes, estudantes e produtores da região”, diz.

A primeira unidade da fossa séptica biodigestora foi instalada em meados de julho, mas até o final de 2018 outras cinco unidades da tecnologia deverão integrar a vitrine da UPD.

Já o irrigador solar, tecnologia de baixo custo para irrigação por gotejamento, destinado a pequenos produtores e jardineiros começou a ser testado no início de julho no jardim varietal de cana-de-açúcar da fazenda experimental.

Gabriela Aferri explica que o jardim tem o objetivo de contar a história das cultivares de cana no Brasil. "O sistema foi escolhido por ser uma tecnologia acessível, versátil e de grande empregabilidade", diz.

IV Encontro DNA A APTA realiza o IV Encontro DNA com o objetivo de ser um facilitador para que todos os segmentos envolvidos com a produção rural local e regional tenham um ambiente favorável para discussão e análise do agronegócio.

A programação do evento oferece cursos de curta duração, treinamentos técnicos e um dia de campo. Um ciclo de palestras com os conceitos atualizados de gestão e administração eficiente dos diversos segmentos do agronegócio será organizado para fomentar e embasar as ações de empreendedorismo na região de Jaú. 

Serão discutidos ainda temas relacionados às oportunidades de negócios, nichos de mercado, regulamentação e legislação nas atividades rurais. O IV Encontro DNA também marca a comemoração do aniversário de 80 anos da UPD de Jaú da Apta.

O evento é organizado pela UPD Jaú da APTA, Cooperativa Agrícola do Jahu, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI-EDR Jaú) e A&E Arquitetura e Empreendimentos e apoiado por instituições de fomento, de pesquisa e ensino, sindicato e associação e Governo Municipal. 

 A UPD está localizada na Rodovia SP 304, Km 304, bairro Pouso Alegre, a dois quilômetros de Jaú (SP).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024