NOTÍCIAS

Secretaria da Agricultura de SC cria programa emergencial para produtores de arroz

  • 20/11/2015 |
  • Ana Ceron

O excesso de chuvas dos últimos dias trouxe grandes prejuízos para os produtores rurais do Alto Vale do Itajaí (SC), em especial aos rizicultores, que perderam quase 20% da produção. Para apoiar esses produtores de arroz, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca criou um Programa Emergencial que irá subsidiar a aquisição de sementes de arroz, nos moldes do que é já é feito no Programa Terra-Boa.

Com um investimento de R$ 300 mil, a Secretaria da Agricultura irá subsidiar metade do valor do saco de semente de arroz e a outra metade será paga pelo agricultor com o que for produzido na próxima safra. Ao todo serão 11.340 sacas de 30 quilos e o limite é de 35 sacas por produtor. Segundo o secretário Moacir Sopelsa, esta foi a maneira encontrada para apoiar os agricultores do Alto Vale do Itajaí. “A cultura do arroz está entre as mais afetadas, já que as plantações são próximas aos rios. Estamos dando todo nosso apoio para que os agricultores possam recomeçar”.

As chuvas em excesso fizeram com que 33% da área plantada de arroz irrigado fosse atingida, o que trouxe uma perda de 19% da produção. Segundo levantamento do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa/Epagri), a produção esperada da safra ultrapassaria as 89 mil toneladas e com as chuvas 17 mil toneladas foram perdidas, o que representa prejuízos de mais de R$9,1 milhões.

Os agricultores do Alto Vale do Itajaí interessados em participar do Programa podem, a partir da próxima semana, procurar a Epagri do seu município.

ver mais notícias