NOTÍCIAS

Seguro rural: Sai resultado parcial das listas de agricultores para subvenção em projeto experimental

  • 09/09/2015 |
  • Inez De Podestà
O resultado das etapas de habilitação e classificação das listas de produtores rurais ao projeto experimental de negociação coletiva do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) para a cultura de soja foi divulgado nesta quarta-feira (9). Das 11 listas processadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nove classificadas, de acordo com os critérios estabelecidos no edital.

As entidades representativas de classe encaminharam dados referentes a mais de 4 mil produtores, abrangendo 387 mil hectares em seis estados (Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia).

Entre as entidades, estão a Cooperativa Agroindustrial Nova Produtiva, Coamo, Coopavel, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, C. Vale Cooperativa Agroindustrial, Aprosoja, Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Paraná e a Cooperativa Agroindustrial Alfa.

As informações das listas poderão ser acessadas no portal do Mapa: www.agricultura.gov.br/politica-agricola/seguro-rural/negociacao-coletiva

A próxima etapa do modelo consiste no recebimento das propostas de seguro rural a serem encaminhadas pelas seguradoras habilitadas no PSR. Após o recebimento dessas propostas, o Mapa vai conferir as informações para então divulgar o resultado final e autorizar o envio das respectivas apólices.

Projeto

Ainda em fase experimental, o projeto, lançado em 14 de agosto deste ano, oferece a produtores de soja melhores condições de negociar com as seguradoras a contratação de apólices de seguro rural.

O modelo de negociação coletiva não substitui o modelo tradicional de acesso à subvenção econômica do PSR. Portanto, o produtor rural, individualmente, continua a poder segurar sua produção nas modalidades e na forma usual de acesso ao PSR. ver mais notícias