Seminário apresenta práticas de manejo e conservação do solo e da água para o Nordeste

​A Embrapa e parceiros realizam no próximo dia 27 de abril o seminário “Práticas de manejo e conservação do solo e da água para o Nordeste”

18.04.2017 | 20:59 (UTC -3)
Edna Santos

A Embrapa e parceiros realizam no próximo dia 27 de abril o seminário “Práticas de manejo e conservação do solo e da água para o Nordeste”, em comemoração ao Dia Nacional de Conservação do Solo, ocorrido no último dia 15. Durante o evento serão apresentados a produtores, técnicos e estudantes da região os resultados das pesquisas desenvolvidas na Unidade de Referência Tecnológica sobre Integração Lavoura Pecuária (ILP), no Campo Experimental da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), em Lagoa Seca, PB e ministradas palestras sobre diversos assuntos relacionados ao tema. Os interessados em participar do seminário devem realizar a inscrição pelo site do evento.

Pela manhã, a programação acontecerá no Campo Experimental da Emepa onde os participantes poderão observar in loco o desempenho de diversas espécies de gramíneas no período de estiagem e os benefícios das suas raízes para a melhoria da fertilidade e das condições físicas do solo. “Nós vamos abrir trincheiras para que os participantes possam observar as características do solo e também faremos a demonstração de equipamentos para o manejo dessas gramíneas na região”, informou o supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão, Odilon Reny Ribeiro.

No período da tarde a programação segue no auditório da Embrapa Algodão em Campina Grande, PB com palestras sobre Aptidão agrícola dos solos do Nordeste (Embrapa Solos), Fertilidade dos Solos do Nordeste (Embrapa Algodão), Manejo e conservação do solo e da água (Embrapa Algodão), Agricultura de Baixo Carbono na Paraíba (Plano ABC/PB) e Fixação biológica de nitrogênio (UFPB).

Além de recuperar o solo, os experimentos com ILP e plantio direto têm apresentado aumento na produtividade de milho e formação da pastagem, que pode ser alimento para os animais ou formar a palhada para cobertura do solo. “A Unidade de Referência Tecnológica sobre Integração Lavoura Pecuária (ILP), no Campo Experimental da Emepa vem demonstrando que é possível recuperar solos degradados mesmo em regiões em que há pouca disponibilidade de água, por meio da integração de culturas produtoras de grãos e forrageiras, além de permitir a adoção do Sistema Plantio Direto na região, técnica fundamental para a conservação do solo e água”, afirmou o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão, João Henrique Zonta.

O seminário conta com a parceria do Plano ABC na Paraíba, Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA).

Programação

Manhã: Campo Experimental da Emepa em Lagoa Seca, PB
9 - 11:30 - Visita Técnica a Unidade de Referência da ILP

Tarde: Embrapa Algodão
13:45 - Abertura MAPA, SEDAP, FAEPA, Embrapa
14:15 - Aptidão Agrícola dos Solos do Nordeste - Embrapa Solos
14:45 - Fertilidade dos Solos do Nordeste - Embrapa Algodão
15:15 - Manejo e Conservação do Solo e da Água - Embrapa Algodão
16:00 - Agricultura de baixo carbono na Paraíba (Plano ABC/PB)
16:30 - Fixação biológica de nitrogênio - UFPB
17:00 – Encerramento


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024