​Seminário debate os rumos do mercado mundial de açúcar

Num cenário marcado por uma nova realidade déficit e preços altos, o evento acontecerá no dia 7 de novembro, em São Paulo, e contará com representantes dos maiores produtores do mundo

20.10.2016 | 21:59 (UTC -3)
Mecânica de Comunicação

O mercado mundial de açúcar vive um momento de grande ebulição. Após anos de excedentes, o setor passa por um período de déficits, com declínio dos principais produtores (Brasil e Ásia), com consequente elevação de preços, que é acompanhada por acirramento de disputas comerciais, como a recente abertura, pelo governo brasileiro, de um painel na Organização Mundial de Comércio (OMC) contra a política de subsídios da Tailândia. É nesse contexto agitado que será promovido no dia 7 de novembro, em São Paulo, o Seminário Internacional do Açúcar 2016, evento que reunirá os principais líderes dos maiores produtores da União Europeia, Tailândia, Índia e China, além do Brasil.

Organizado pela LMC International, uma das maiores consultorias econômica e empresarial para o agronegócio do mundo, e pela Canaplan, empresa brasileira especializada em consultoria para alavancar ganhos de produtividade no setor sucroenergético, o Seminário, que conta o apoio da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, traçará um panorama detalhado do mercado mundial para os próximos três anos. “O grande questionamento que antevemos é sobre a dúvida se a situação atual do setor é conjuntural ou se trata de uma mudança estrutural em escala mundial”, observou Luiz Carlos Corrêa Carvalho, diretor-gerente da Canaplan.

Para o mercado brasileiro, Carvalho salienta que o grande desafio é saber se o setor atualmente está produzindo menos apenas por questões climáticas ou da política errática do governo de Dilma Rousseff, ou se os produtores brasileiros entraram numa situação estrutural de produzir cada vez menos, ano após ano. “A resposta a essa dúvida, que interessa a todos os participantes do Seminário, depende de variáveis importantes que estão pressionando a produção brasileira, que são o endividamento do produtor, as dificuldades de acesso a crédito e certa negligência em relação à produtividade. Todos esses são fatores que indicam que o Brasil, apesar de continuar sendo protagonista mundial nesse mercado, não pode ser considerado um agente de expansão da oferta nos próximos anos”, observa Carvalho, acrescentando que essa é uma questão de grande interesse para os demais produtores.

Segundo ele, o evento foi planejado exatamente em função de todas essas características conjunturais do setor e, portanto, conta com as presenças dos mais importantes especialistas mundiais no assunto. Estão confirmadas as presenças de Amporn Kanjanakumnerd, diretor de operações do Grupo Mitr Phol Sugar, da Tailândia; Thomas Kuhlman, diretor-gerente da Pfeifer & Langen, produtora alemão, que é líder na Europa; Ram Tyagarajan, presidente da Thiru Arooran Sugars, da Índia, e que foi presidente da Associação das Usinas de Açúcar da Índia por três mandatos; William Martin, presidente da National Farmers' Union, do Reino Unido; Martin Todd, diretor-gerente da LMC International;Gareth Forber, diretor de pesquisa da LMC International; e Mauricio Sacramento, diretor das operações brasileiras da COFCO, um dos maiores conglomerados agrícolas da China.

Ao final dos quatro painéis que compõem o Seminário, haverá uma discussão que contará com as participações de: Fernando Antonio Barros Capa, da Clealco Açúcar e Álcool; Jacyr Costa, da Tereos; Luiz de Mendonça, da Odebrecht; Marcelo Andrade, da COFCO; Marcelo Campos Ometto, da Usina São Martinho; Martus Tavares, da Bunge; Pedro Mizutani, da Raizen, além de Luiz Carlos Corrêa Carvalho, da Canaplan, que será o moderador. Por fim, o evento será encerrado com as considerações finais de Martin Todd, da LMC International.

Serviço:

Seminário Internacional do Açúcar 2016

Data – 7 de novembro de 2016

Local – Hotel Renaissance – Alameda Santos, 2233 – São Paulo

Horário – da 8h00 às 16h45

Mais informações:www.sugarseminar2016.com/

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024