Seminário na FAPESP apresenta avanços na citricultura

​A FAPESP e o Centro de Citricultura Sylvio Moreira realizam o seminário Do Básico ao Aplicado: apoio da FAPESP na Pesquisa em Citricultura

27.10.2016 | 21:59 (UTC -3)
FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Centro de Citricultura Sylvio Moreira realizam em 3 de novembro, das 10h às 12h, o seminário Do Básico ao Aplicado: apoio da FAPESP na Pesquisa em Citricultura.

A reunião terá apresentações sobre avanços no conhecimento científico e tecnológico resultantes das pesquisas realizadas com apoio da FAPESP no Centro, vinculado ao Instituto Agronômico (IAC), ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O seminário será aberto por José Goldemberg, presidente da FAPESP, Arnaldo Jardim, secretário da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico, e Marcos Antonio Machado, diretor do Centro de Citricultura Sylvio Moreira. Participam das apresentações pesquisadores e representantes da indústria e de organizações da área de citricultura.

Haverá duas sessões científicas. A primeira terá quatro depoimentos sobre a produção de mudas de citros, a citricultura de mesa e a indústria de produtos e subprodutos dos citros, como sucos e essências.

Na sessão sobre transferência de tecnologia, a pesquisadora Simone Picchi, do IAC, vai apresentar projeto para o desenvolvimento de uma alternativa sustentável e economicamente viável para o manejo da clorose variegada de citros (CVC) e do cancro cítrico (CC), em andamento no âmbito do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

A pesquisa coordenada por Picchi propõe o desenvolvimento de dois compostos de baixa toxicidade a serem aplicados no campo para reduzir os sintomas da CVC e para impedir, de maneira profilática, a progressão do cancro cítrico. Os resultados esperados têm potencial de aplicação em outros cultivos de importância econômica.

Para mais informações e inscrições acesse http://fapesp.br/10520.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024