NOTÍCIAS

Seminário sobre solos degradados ocorre na Fapesp na próxima terça (29)

  • 23/09/2015 |
A FAPESP e a Fundação Bunge realizarão o Seminário Internacional Recuperação de Solos Degradados para a Agricultura e Saneamento Básico e Manejo de Água no dia 29 de setembro de 2015, no Auditório da FAPESP.

O evento integra as atividades do 60º Prêmio Fundação Bunge e 36º Prêmio Fundação Bunge Juventude, outorgado este ano às áreas de Ciências Agrárias e Ciências Biológicas, Ecológicas e da Saúde.

Na primeira parte, sobre Recuperação de Solos Degradados para a Agricultura, as apresentações programadas são: “Conservação do Solo: Ações para evitar a degradação de solos agrícolas”, por Diego Antonio França de Freitas (Universidade Federal de Viçosa); “Os Principais Desafios da Recuperação de Solos Degradados”, por Marlene Cristina Alves (Universidade Estadual Paulista); e “Changes in soil management practices and current soil productivity challenges in the semiarid pampas”, por Martin Diaz Zorita (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária, Argentina).

Em seguida haverá um debate com Eduardo Moacyr Krieger (Instituto do Coração e vice-presidente da FAPESP), Pedro Luiz de Freitas (Embrapa), Sidney Rosa Vieira (Instituto Agronômico) e Silvio Crestana (Embrapa).

Na segunda parte, Saneamento Básico e Manejo de Água, as palestras serão: “Avaliação da segurança hídrica a partir da base conceitual, determinística e estocástica”, por Dulce Buchala Bicca Rodrigues (USP); e “Gestão de resíduos sólidos no Brasil e suas consequências na contaminação ambiental”, por José Fernando Thomé Jucá (Universidade Federal de Pernambuco).

Seguirá um debate com a presença de Adalberto Luis Val (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), José Galizia Tundisi (Instituto Internacional de Ecologia), Walter Lazzarini Filho (Conselho Superior de Meio Ambiente) e Virginia Sampaio Teixeira Ciminelli (Universidade Federal de Minas Gerais).

O seminário é aberto e gratuito.

Inscrições e mais informações: www.fapesp.br/eventos/bunge2015 e (11) 3838-4362. ver mais notícias