NOTÍCIAS

Senar-RS inicia curso técnico em agronegócio

  • 03/03/2016 |
  • Alessandra Farina

Nos próximos dias 4 e 5 de março, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) realiza a aula inaugural do seuCurso Técnico em Agronegócio. Elaborado em parceria com a Rede e-Tec Brasil e regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC), este é o primeiro programa de educação formal da entidade no Estado. Mais de 300 candidatos participaram do processo seletivo para as 80 vagas disponíveis no RS neste semestre. Os aprovados já podem realizar sua matrícula, com prazo máximo até o dia 5/3. Quem não se apresentar, perde direito à oportunidade. A relação de classificados pode ser consultada no site http://etec.senar.org.br/.

A aula inaugural será realizada no dia 4/3, a partir das 8 horas, junto à apresentação do primeiro Polo de Apoio do SENAR-RS. A estrutura está localizada no parque do Sindicato Rural de Cruz Alta, parceiro da entidade na realização do curso. Com aproximadamente 450 m², o polo atende às exigências do MEC e possui salas de aula, sala de informática, secretaria, auditório e área de convivência. O local também servirá como um centro de atividades do SENAR-RS voltadas ao produtor rural e parceiros.

Inteiramente gratuito e na modalidade semipresencial, o Curso Técnico em Agronegócio disponibilizará 80% das suas 1.230 horas/aula via web. O restante da carga horária é reservado a aulas presenciais no polo em Cruz Alta e visitas técnicas a propriedades rurais e agroindústrias, para que os alunos possam colocar em prática os novos conhecimentos. O programa tem duração total de dois anos e os 80 classificados serão divididos em duas turmas de 40. Assim como o curso, todo o material didático, incluindo apostilas e DVDs, é garantido pelo SENAR gratuitamente.

Voltado especialmente ao público jovem do meio rural, este é o primeiro curso técnico de nível médio na modalidade à distância (EAD) oferecido pelo SENAR-RS. O conteúdo será ministrado por técnicos da instituição, os quais atuarão como tutores. Estes profissionais receberam preparação pedagógica e treinamento metodológico para desempenhar a função. O curso técnico foi concebido e estruturado com foco na população rural, tendo seus conteúdos e estratégias didáticas voltados principalmente para quem vive ou trabalha no campo. Serão apresentadas matérias como administração e economia rural, políticas públicas ao agronegócio, marketing aplicado, qualidade e segurança alimentar, gestão de pessoas, empreendedorismo, tecnologia e inovação, entre outras.

Procura pelo curso

Chefe da Divisão Técnica do SENAR-RS, João Telles destaca que a procura pelo curso superou as expectativas. “Tivemos um bom número de inscrições, especialmente de jovens. Houve até pedidos para aumentarmos o número de vagas. Isso mostra a importância de iniciativas como esta, que chega para atender à demanda por mão de obra especializada no segmento rural gaúcho”. Segundo Telles, novas turmas serão abertas a cada semestre. “A partir do Curso Técnico em Agronegócio, o SENAR-RS também planeja oferecer outros cursos de educação formal no RS, a exemplo do que já ocorre em outros estados”.

Matrícula dos alunos

Para fazer a matrícula, o aluno deve procurar a secretaria do polo de apoio do SENAR-RS em Cruz Alta. Os documentos exigidos são originais, ou fotocópias autenticadas em cartório, do certificado de conclusão do Ensino Médio; histórico escolar; RG; CPF; certidão de nascimento ou casamento (se houver alteração no nome); título de eleitor e comprovantes de votação da última eleição, para quem tem mais de 18 anos; uma foto recente 3x4; comprovante de endereço; e, nos casos de desempate na classificação, os documentos necessários, previstos no edital da seleção. O edital pode ser consultado no site http://etec.senar.org.br/. Além dos 80 aprovados para o curso, foram classificados 10 suplentes.

ver mais notícias