NOTÍCIAS

Setor de insumos cobra melhorias para o agronegócio

  • 01/03/2016 |
  • Renata Barbieri

O presidente executivo da ANDAV, Henrique Mazotini, esteve no último dia 22, na reunião junto com a Câmara Temática de Insumos Agropecuários, vinculada ao Ministério da Agricultura, com o objetivo de cobrar do governo rapidez na definição dos recursos para subvenção do seguro rural, além da autorização de registros sanitários.

Na ocasião estavam o presidente da Câmara, Luiz Antonio Pinazza, e outros integrantes, que criticaram o programa de seguro rural, apontando cobertura limitada e custo alto ao produtor. O diretor do Departamento de Crédito, Recursos e Riscos do Ministério, Vitor Ozaki, afirmou durante o encontro que os prêmios de risco são definidos por cada seguradora, que tem sua própria matriz de risco e avalia como melhor colocar o produto no mercado.

Foi solicitada celeridade do Governo na definição do orçamento para o seguro, já que o mesmo definiu um contingenciamento e não deixou claro como isso afetaria o seguro e outras operações subsidiadas na agropecuária. Para Mazotini existe necessidade agilizar a disponibilização de recursos necessários para subsídios à política de seguro “Nos últimos dois anos, os recursos deixaram os produtores e o setor sem saber como trabalhar”, ressalta.

Durante a palestra do Diretor da Diretoria de Autorização e Registro Sanitários, Renato Alencar Porto, foi apresentada a nova visão de análise dos produtos de ingredientes ativos, que ganhará celeridade no processo de registro. Na avaliação do presidente executivo da ANDAV a rapidez torna possível a redução efetiva de novos produtos disponíveis aos produtores rurais.

Nos próximos dias 3 e 4 de março, a ANDAV estará em reunião com a frente parlamentar discutindo mais uma vez melhorias para o seguro rural na Safra 2016/2017.

ver mais notícias