Siga/MS triplica monitoramento de áreas agrícolas e ampliar precisão

No primeiro momento a ideia é intensificar o acompanhamento da safra principalmente no Sul do Estado, região que mais sofre com problemas climáticos

26.01.2016 | 21:59 (UTC -3)
AprosojaMS

“Antes mesmo de colher o grão, teremos condições de mensurar o que será produzido com exatidão”, a afirmação do presidente da AprosojaMS - Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS, Christiano Bortolotto, define o projeto piloto que será implantado em Mato Grosso do Sul e complementará o Siga – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio na safra 2015 2016. A ferramenta de monitoramento de áreas agrícolas disponibilizará dados de perdas e danos, além de informações agroclimáticas do Estado.

No primeiro momento a ideia é intensificar o acompanhamento da safra principalmente no Sul do Estado, região que mais sofre com problemas climáticos, como geadas, excesso de chuva e secas e onde está concentrada a maior área plantada do Estado, que corresponde 70%. Atualmente o monitoramento de áreas agrícolas cobre 60% dos municípios que cultivam soja no Estado. Com a ampliação, a área de cobertura passa a ser de 90%.

“Através do mapeamento e captação de imagens em alta resolução, será possível visualizar talhões com problemas técnicos como falhas no plantio, visíveis perdas na lavoura, e também questões naturais, enchentes, erosões, danos causados por animais”, explica o analista de grãos da Associação, Leonardo Carlotto.

A ideia é visitar 280 propriedades por semana, sendo que no momento são 80 visitas semanais, ou seja, o projeto mais que triplica o acompanhamento atual. “Para que isso aconteça, aumentaremos o número de profissionais e haverá uma redistribuição das equipes, para que o alcance seja maior e consequentemente as amostras ainda mais confiáveis”, afirma Bortolotto.

Outro projeto que será acoplado ao Siga é o acompanhamento agroclimático. Neste, será possível obter características de tempo e solo, através da análise visual feita pelo técnico. “Com os dados, os produtores reconhecerão o potencial produtivo da lavoura de soja e milho, assim como também características do solo, entre outras informações obtidas através do cruzamento de dados estatísticos e climático”, explica o presidente da AprosojaMS.

Sobre o Siga

O Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio é uma ferramenta criada e mantida pela Aprosoja/MS. Há 5 anos, o Sistema monitora lavouras com informações precisas, atualizadas e regionais colhidas por técnicos que visitam os produtores rurais. Os dados levantados ajudam o agricultor na tomada de decisões sobre a melhor área, hora de plantio e colheita. A proposta é apresentar a dinâmica dessas atividades e a importância em se ter um eficiente gerenciamento da produção agropecuária e um manejo sustentável dos ricos e diversos ecossistemas presentes no Estado.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024