Simpósio Coopercitrus de alta tecnologia em cana, grãos e pastagens reuniu mais de 720 agropecuaristas

O evento trouxe informações técnicas, apresentações práticas e tecnologias que podem auxiliar no crescimento produtivo

12.07.2016 | 20:59 (UTC -3)
Elaine Dias

A Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais realizou nos dias 06, 07 e 08 de julho, o Simpósio de Alta Tecnologia em Produção de Cana-de-açúcar, Grãos, Pastagens e ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta). O evento aconteceu na EECB (Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro), SP, e reuniu nos três dias aproximadamente 720 pessoas.

O primeiro dia do Simpósio voltado para o setor canavieiro contou com a presença de mais de 300 produtores que acompanharam as palestras sobre “Manejo do ambiente de produção e conceito de Meiosi em cana-de-açúcar”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Marcos Landell do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), e “Ganho produtivo e redução de custos adotando a técnica de Meiosi no plantio de cana-de-açúcar”, conduzida pelo Eng. Agr. Me. Júlio Campanhão/Sócio Prop. AgroCamp e Consultor da Canaplan. A última palestra, do Eng. Agr. Rubens Coelho ESALQ – USP abordou o “Manejo de irrigação e fertirrigação na cultura da cana-de-açúcar (pivot e gotejo)”.

Após o ciclo de palestras, os participantes acompanharam em um campo demonstrativo preparado pela Coopercitrus e seus parceiros, as dinâmicas que mostraram os resultados e benefícios das boas práticas agrícolas, da desdobra da meiosi e a irrigação por gotejo em mudas pré-brotadas de cana.

O segundo dia de evento teve como foco as culturas de grãos como Soja e Milho e contou com a participação de mais de 300 agricultores que acompanharam as palestras sobre a “Importância da qualidade e espacialização da semente no momento do plantio”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Tiago A. Webber da Sementes Estrela, “Manejo de pragas e doenças na cultura do milho e soja”, assunto ministrado pelo eng. agr. Marcos Palhares da empresa Monsanto e o último tema abordado foi a “Perspectiva de mercado Milho e Soja”, ministrado pelo economista Flávio Antunes da INTL FCStone. As dinâmicas no campo demonstraram o plantio de uma área de milho com espaçamento de sementes realizado por equipamentos de Agricultura de Precisão, irrigação com o pivot central, além da apresentação dos serviços prestados pelo departamento de grãos da Coopercitrus.

O último dia do Simpósio de Alta Tecnologia Coopercitrus enfatizou temas relacionados à pecuária e reuniu aproximadamente 120 agropecuaristas. A primeira palestra foi sobre “Perspectiva de Mercado em Carne e Leite”, apresentada pelo Dr. Sergio De Zen/CEPEA. Encerrando os ciclos de palestras do Simpósio, o engenheiro agrônomo João Kluthcouski, da Embrapa, abordou o tema “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta”.

As dinâmicas de campo preparadas pela cooperativa, contaram com a apresentação de uma área de ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta) que demonstrou o conceito de Unidade de Referência Tecnológica (URT) e a instalação de cerca elétrica para contenção do rebanho. O agricultor cooperado da Coopercitrus em Limeira, SP, Caio Breda Pedro, participou do Simpósio e ressalta que o evento trouxe ampla noção técnica, prática e comercial. “O evento foi muito bem direcionado, todos os palestrantes foram específicos e as dinâmicas trouxeram exemplos muito claros para os produtores entenderem que eles devem adotar as tecnologias. O simpósio não abordou apenas a parte técnica, mas também, a parte comercial mostrando que é possível aderir às tecnologias para obter produtividade e rentabilidade. O evento me surpreendeu”, comenta.

Faça o download das palestras apresentadas no Simpósio pelo site: http://coopercitrus.com.br/inscricao/

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024