Sistemas de Produção em Terras Baixas mostram nova genética de arroz irrigado, a BRS A701 CL

Esta edição está marcada para acontecer no dia 16 de março

09.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps

A Embrapa realiza todos os anos, no primeiro semestre, o Dia de Campo Sistemas de Produção em Terras Baixas, tendo como enfoque as tecnologias agropecuárias vinculadas à inovação na cultura do manejo do arroz irrigado. Esta edição está marcada para acontecer no dia 16 de março. O destaque vai ficar por conta das cultivares de arroz irrigado BRS e da cultivar recém lançada BRS A701 CL.

O dia de campo vai acontecer somente no período da manhã, das 8h30 às 12h30, contando com seis estações. Os temas que serão abordados nelas são a sistematização do solo, irrigação e drenagem em terras baixas; o uso da soja em rotação de culturas em terras baixas; o manejo da adubação em arroz irrigado; a demonstração de cultivares de arroz irrigado BRS e apresentação da nova cultivar BRS A701 CL; o manejo de plantas daninhas; e a fixação biológica de nitrogênio em arroz e soja.

Apresentação da BRS A701CL


A cultivar de arroz irrigado BRS A701CL foi lançada oficialmente na abertura oficial da 27ª Colheita do Arroz, em Cachoerinha,RS no mês de fevereiro deste ano. Um dos fortes diferenciais da genética dessa cultivar está em ser resistente à planta daninha do arroz-vermelho, por isso a condição da presença do sistema clearfield ser um elemento importante no seu controle eficaz.

Ela será apresentada no Dia de Campo com suas características de produção e manejo, a qual possui um ciclo médio, cerca de 130 dias da emergência à completa maturação, alto potencial de produtividade, alcançando 8,6 ton/ha. Possui resistência ao acamamento e ao degrane, e moderada tolerância à toxidez de ferro. É considerada uma planta moderna, com folhas lisas e eretas, porte baixo. É recomendada para culinária de qualidade, pois os grãos são do tipo “agulhinha”, de casca lisa e clara.

Os orizicultores interessados em adquirir sementes desta cultivar podem se dirigir aos produtores licenciados pelo Escritório de Negócios de Capão do Leão, da Embrapa Produtos e Mercado (http://spm.embrapa.br/escritorios/capaoleao/historico/).

O Dia de Campo acontece nas dependências da Estação Experimental de Terras Baixas (ETB), no Capão do Leão, RS. À tarde, a Embrapa realiza, no mesmo local, um dia de campo institucional voltado ao seu público interno. A ação faz parte do projeto institucional Portas Abertas, onde os funcionários e colaboradores se interam sobre o desenvolvimento de atividades nas diferentes bases físicas da Empresa.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024