Site reúne informações sobre doenças que têm causado prejuízos ao milho

​Para facilitar o acesso dos produtores às informações sobre doenças do milho, a Embrapa disponibiliza um site que reúne diversas explicações sobre essas doenças

09.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Marina Torres

Para facilitar o acesso dos produtores às informações sobre doenças do milho conhecidas como enfezamentos, a Embrapa disponibiliza um site que reúne diversas explicações sobre essas doenças. Há dois tipos: enfezamento-pálido e enfezamento- vermelho. Ambos são causados por microrganismos transmitidos pela cigarrinha, que também pode ser vetor do vírus que causa a doença denominada risca.

Essas doenças têm provocado danos em lavouras e preocupam produtores de diversas regiões do País. Elas são causadas pela infecção da planta por microrganismos denominados molicutes, transmitidos pela cigarrinha Dalbulus maidis e comprometem seriamente a produção de grãos.

A pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo Elizabeth Sabato explica que atualmente o agricultor não dispõe de uma alternativa isolada altamente eficiente para controle dos enfezamentos. “Assim, é essencial conhecer o ciclo dessas doenças para ajustar, em situações específicas de cultivo do milho, aplicação simultânea de práticas para escapar, controlar, ou minimizar danos por enfezamentos."

Na página, é possível entender como ocorre a infecção do milho por molicutes, já que nem todas as cigarrinhas são transmissoras. O site traz explicações para que o produtor possa identificar as doenças e orientações de manejo dos enfezamentos.

A fim de tornar mais fácil o esclarecimento de possíveis dúvidas, há uma seção de perguntas e respostas. Também estão disponíveis vídeos explicativos que apresentam o ciclo da doença e medidas para evitar ou reduzir a incidência dos enfezamentos. Além disso, podem ser acessadas publicações com diferentes graus de aprofundamento no tema: livro, artigos técnicos e cartilha.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024