Sob o tema “Novos Desafios e Inovações Tecnológicas” Bayer participa do XX Congresso Brasileiro de Sementes

Empresa expõe portfólio de soluções para a lavoura de soja

08.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Carlos Nascimento Jr.

A safra de verão está prestes a começar e os agricultores se preparam para superar desafios em busca de altas produtividades das lavouras brasileiras. O manejo adequado desde o início do plantio, principalmente em culturas de grande importância econômica, pode viabilizar o máximo potencial das plantas. Assim, a escolha da semente e sua proteção se destacam neste processo de produção como diferencial competitivo.

Diante deste cenário, e o sob o tema “Novos Desafios e Inovações Tecnológicas”, a Bayer participa do XX Congresso Brasileiro de Sementes até dia 10 de agosto, que acontece em Foz do Iguaçu (PR). De acordo com Marcia Terzian, gerente da Bayer SeedGrowth, a proteção inicial é um passo essencial para que o produtor rural possa proteger o potencial produtivo da sua semente, por isso é importante tratar a sua semente com produtos com alta tecnologia.

Marcia diz: “Os agricultores devem se questionar: 'E se eu pudesse controlar melhor os fatores de riscos da minha lavoura?”.

Pioneira no Tratamento Industrial de Sementes (TSI), a companhia disponibiliza para o mercado a possibilidade de uso das sementes já tratadas industrialmente por meio de parceiros de negócio. A vantagem é que o produtor economiza tempo e recursos, além de receber a semente com a dose exata dos produtos recomendados.

De acordo com o 10º levantamento da safra 2016/17, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil está caminhando para uma produção recorde de grãos: 237,22 milhões de toneladas, 27,1% a mais que a safra passada, o que equivale a 50,6 milhões de toneladas a mais. Estes resultados ficariam muito aquém se o produtor não tomasse certos cuidados na fase inicial do plantio como, por exemplo, o tratamento de sementes, que viabiliza o máximo plantabilidade, protegendo a lavoura de uma série de pragas e doenças naturais.

Soluções para o tratamento das sementes

Poncho Energy é a mais nova tecnologia disponível para o agricultor. Composto por dois inseticidas e um fungicida, o produto oferece um excelente arranque inicial da cultura da soja, melhor crescimento radicular e proteção da parte aérea nos primeiros dias após a germinação. De acordo com pesquisas realizadas pela Bayer, lavouras com Poncho Energy apresentaram produtividade até 25% superior, confirmando a importância do tratamento de sementes. Outro produto que complementa o tratamento, seja ele na fazenda ou industrial, é o CropStar, que previne os danos causados por pragas, nematoides, assegura a emergência, o stand e o potencial produtivo da cultura, resultando no desenvolvimento efetivo das raízes e folhas.

O inseticida CropStar oferece ao agricultor a possibilidade de proteger as sementes contra os principais fatores de risco – sugadores, mastigadores e nematoides –, além de ter um efeito positivo no vigor das plantas. Hoje, este produto pode ser usado em 12 culturas: soja, milho, algodão, trigo, feijão, arroz, amendoim, aveia, mamona, girassol, cevada e sorgo.

Inovação no setor

Além disso, para as atividades do evento a Bayer levará a marca global de sementes de soja, Credenz, desenvolvida com base na expertise da empresa na cultura da soja, integrando assim genética diferenciada, uma grande e inovadora plataforma de traits (tecnologias), além das soluções já conhecidas no mercado.

Dentro deste portfólio está a tecnologia LibertyLink, inserida em 11 variedades de soja, distribuídas entre as marcas de sementes da Bayer. A tecnologia permite o uso do herbicida Liberty em pós-emergência, para o manejo de plantas daninhas, sem prejudicar o cultivo. Esse controle é muito importante e necessário para que estas não afetem a produtividade das plantas de soja, já que competem diretamente por espaço, luz, água e nutrientes, além de comprometerem a pureza na entrega do grão. Como no Brasil há crescentes problemas de plantas daninhas resistentes a herbicidas, esta nova opção para o agricultor é essencial para o manejo eficiente das lavouras.

“Esta é uma excelente oportunidade para nós, pois o contato com os produtores rurais, pesquisadores e especialistas durante o evento é fundamental para que possamos contribuir com o desenvolvimento sustentável da agricultura, com tecnologias de ponta para o aumento da produtividade das lavouras brasileiras”, completa Filipe Romano, gerente de marketing de Sementes de Soja da Bayer.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024