Sociedade Entomológica Americana premia alunos da Unesp

Ambos alunos selecionados são discentes da Faculdade de Engenharia da Unesp de Ilha Solteira, Gabriela Costa Pinheiro e Fábio Luiz de Leão Leonel

09.12.2015 | 21:59 (UTC -3)
UNESP

Em setembro de 2016, ocorrerá a 25ª edição do Congresso Internacional de Entomologia, o XXV International Congress of Entomology, que ocorrerá nos Estados Unidos, em colaboração com a internacionalmente renomada Sociedade Entomológica Americana, a Entomological Society of America.

A ESA, com o intuito de propiciar a estudantes de diversas partes do mundo a participar do ICE (à exceção de estudantes dos Estados Unidos em si), instituiu uma competição, o Student Transition and Early Professionals Travel Funding Award. Neste STEP Award, foram selecionados os melhores currículos de alunos de graduação, mestrado, doutorado e recém-doutores de concorrentes de 45 países.

Foram concedidas 27 premiações, num total de US$ 50 mil. Destas, somente duas foram a alunos de graduação. Ambos alunos selecionados são discentes da Faculdade de Engenharia da Unesp de Ilha Solteira, Gabriela Costa Pinheiro e Fábio Luiz de Leão Leonel. Em verdade, para o Brasil inteiro somente três alunos foram premiados (o terceiro é aluno de doutorado).

Gabriela é aluna do Curso de Agronomia, e Fábio é aluno do Curso de Biologia da Faculdade de Engenharia - câmpus de Ilha Solteira, e ambos desenvolvem atividade de Iniciação Científica sem qualquer remuneração, sob a orientação de Carlos A.H. Flechtmann, que pertence ao Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos (DEFERS).

No laboratório, ambos premiados desenvolvem pesquisa com brocas de importância florestal, que são besouros das sub-famílias Scolytinae e Platypodinae (Coleoptera, Curculionidae), que são a principal linha de pesquisa de Flechtmann.

Gabriela irá apresentar nos Estados Unidos resultados de seu projeto de pesquisa onde o objetivo é o de verificar a influência do fogo na insurgência de pragas em plantios de seringueira, Hevea brasiliensis. Já Fábio estuda a influência da altura do dossel em fragmentos de cerrado na estratégia de estratificação vertical que estas brocas utilizam como mecanismo de redução na competição por alimento, e cujos resultados serão também apresentados no ICE, graças à premiação concedida pela ESA.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024