Software gera mapas de agricultura de precisão de forma gratuita

Nova versão de ferramenta FalkerMap também permite o uso pelo celular.

09.11.2017 | 21:59 (UTC -3)
Rejane Costa

A agricultura de precisão faz cada vez mais parte da atividade agrícola em todas as regiões brasileiras, estando presente no dia-a-dia do produtor. As ferramentas desenvolvidas ajudam a uma melhor gestão da propriedade e garantem uma produção mais profissional. Na busca por oferecer sempre melhores opções neste setor, a empresa Falker, que trabalha com equipamentos voltados à agricultura de precisão, testou e aprimorou a nova versão do seu FalkerMap Web, um software que permite ao produtor gerar seus próprios mapas de forma gratuita pela internet. São diferentes versões para atender as necessidades dos variados perfis de usuários.

Desenvolvido com tecnologia nacional, a ferramenta possibilita a geração de mapas de fertilidade do solo, sensores de alta densidade, imagens aéreas, relatórios personalizados e mapas de colheita. Outra vantagem destacada pelo diretor da Falker, Marcio Albuquerque, é a possibilidade do trabalho online  “Essa ferramenta se torna mais dinâmica na sua utilização na Web, com todos os dados armazenados de forma segura, e com acesso por qualquer plataforma, seja no computador ou pelo celular. E vale destacar que está sendo trabalhada e aperfeiçoada continuamente”, afirma.

A nova versão do FalkerMap foi testada por vários meses com usuários selecionados e agora está sendo liberada ao público em geral. “Por também ser disponibilizada de forma gratuita, auxilia na difusão da agricultura de precisão ao se tornar mais acessível a um público maior. É um software simples de usar, produzido para produtores de todos os tamanhos e ainda pode ser utilizado para o ensino e aprendizado na agricultura de precisão”, observa Albuquerque.

A ferramenta permite gerenciar o ciclo completo da agricultura de precisão, desde a amostragem do solo, passando pelos mapas de fertilidade até os mapas de recomendação para aplicação em taxa variável. "As ferramentas permitem que se controle todo o processo de decisão de adubação, possibiltando que o usuário aplique as recomendações dos manuais agronômicos ou suas próprias prescrições. Em qualquer caso, é sempre importante que o trabalho seja feito com a supervisão do responsável técnico da área", lembra Albuquerque

O usuário conta com tutoriais on-line para o aprendizado da ferramenta e, se preferir, pode contratar treinamento junto à Falker, versões avançadas e até mesmo customizações para grandes clientes. O FalkerMap pode ser acessado pelo site www.falkermap.com.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024