Soja na várzea do arroz é destaque da Bayer em Alegrete (RS)

Rotação de culturas contribui para melhoria do solo, além de ser alternativa economicamente viável

17.02.2016 | 21:59 (UTC -3)
Carlos Nascimento Jr.

De 18 a 20 de fevereiro acontece em Alegrete (RS), a 26ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e, a Bayer estará presente no maior evento voltado para o setor orizícola do País divulgando o projeto Soja 6000, realizado em parceria com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), além de seu portfólio na cultura do arroz e proteção de cultivo para a soja.

Para Eduardo Goulart, agrônomo de desenvolvimento de mercado da Bayer, este é o principal fórum de encontro para mostrar tecnologias e serviços aos produtores da região. “Por ser itinerante, a cada ano ele engloba um grupo de produtores onde levamos conteúdos com caráter de renovação e inovação às regiões que acolhe o evento", afirma Goulart que complementa, “as várzeas alcançam um rendimento médio baixo de soja, o objetivo do projeto Soja 6000 é proporcionar, por meio de consultoria técnica, produtividade de seis mil quilos de soja por hectare de nestas áreas com manejo para altas produtividades".

Soja na várzea do arroz

Considerada uma das melhores opções de alternância com o arroz, a soja promove melhoria da lavoura como estruturação do solo, limpeza de plantas daninhas, plantio do arroz no cedo (setembro e outubro) e uma relação custo/benefício vantajosa para o produtor. Hoje, esta rotação tomou proporção comercial com bom retorno financeiro e abrindo mercado para a cultura do grão. Por conta disso o orizicultor agora inclui a oleaginosa em seu planejamento. “A soja vem para complementar a produção e viabilizar o plantio de arroz. Com esta rotação no planejamento, a safra gaúcha de arroz ganha espaço e produtividade, além de ser importante pela sustentabilidade das áreas antes exaustivamente utilizadas apenas com arroz e criação de gado", explica o executivo.

De acordo com o Irga, dos 453 rizicultores da zona Sul Gaúcha, 213 trabalham com a soja no sistema de rotação. “O Projeto Soja 6000 já é uma realidade. Estamos com 24 áreas instaladas (50,6/há) relativas à safra 2015/16 e funcionando dentro do planejamento do projeto. Os resultados são bem promissores e vamos promover a divulgação de dados oficiais do Soja 6000 em junho deste ano, em encontro que iremos promover em Santa Maria (RS)", acrescenta o gerente de Pesquisa do Irga, engenheiro agrônomo Rodrigo Schoenfeld.

A Bayer apresentará ainda os programas De Primeira, Sem Dúvida (sobre a importância do melhor momento para a para a primeira aplicação de fungicida), Bayer Contra Lagartas (programa de monitoramento e controle das pragas) e a Rede AgroServices, uma plataforma de relacionamento para interação de todos os atores do agronegócio.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024