SoloVivo se apresenta em Goiânia, GO

​Goiânia recebeu entre os dias 20 e 22 de setembro o 15º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha

27.09.2016 | 20:59 (UTC -3)
Carlos Dias

Goiânia recebeu entre os dias 20 e 22 de setembro o 15º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. O pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Luís Carlos Hernani apresentou a palestra "Ações do Projeto SoloVivo, parceria Embrapa, Itaipu Binacional e FEBRAPDP". O SoloVivo também foi divulgado no estande da Embrapa com distribuição de material.

SoloVivo

A Rede de Pesquisa SoloVivo é uma parceria de 22 instituições de pesquisa, ensino e extensão, que começou em 2014. Ela tem como objetivos principais desenvolver e validar, de forma participativa, ferramentas para avaliar o desempenho técnico e a gestão do solo e da água em escala de propriedades rurais e de doze microbacias hidrográficas onde se pratica o plantio direto. Os estudos acontecem em Itaí, SP, Londrina, PR, Toledo, PR, Maracaju, MS, Montividiu, GO e Passo Fundo, RS.

Estações hidrosedimentométricas automatizadas foram instaladas nos mananciais hídricos de cada microbacia para monitoramento, em tempo real, de parâmetros como vazão, turbidez, condutividade e temperatura da água, para avaliar benefícios do plantio direto e para embasar o desenvolvimento de ferramentas (índice β e CPS – controle de produção de sedimentos) a fim de avaliar a qualidade da gestão no âmbito da microbacia.

São monitorados os sistemas de produção agrícola e seus efeitos sobre atributos físicos, físico-hídricos, químicos e biológicos do solo. Além disso, nessas áreas, o padrão do manejo de solo e água tem sido avaliado, com base no Índice de Qualidade Participativo (IQP).

Experimentos de longa duração (> 15 anos), instalados em Londrina, PR, Passo Fundo, RS, Dourados, MS, Ponta Porã, MS e Rio Verde, GO, que avaliam diferentes sistemas de preparo de solo e de arranjos produtivos, têm sido utilizados para identificar sistemas de produção alternativos que induzam o uso pleno do Sistema Plantio Direto e desenvolvimento da ferramenta para avaliação visual da estrutura do solo, o Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo (DRES), entre outros indicadores.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024