​Soluções sustentáveis para a produção de café estão entre os destaques da FEMAGRI 2017 ​

Evento receberá o lançamento de máquinas que dispensam o uso de água e garantem economia de energia

03.02.2017 | 21:59 (UTC -3)
Fernanda Garcia

Economia e sustentabilidade. Esses são os objetivos das novas tecnologias que serão apresentadas na 16ª FEMAGRI, feira que acontece em Guaxupé/MG entre os dias 8 e 10 de fevereiro com foco total na produção cafeeira. Com o tema “Eficiência aumentando a rentabilidade e qualidade de vida", o evento promovido pela Cooxupé – maior cooperativa de café arábica do mundo - espera receber 35 mil pessoas.

Serão 120 expositores em 139 estandes que apresentarão as principais novidades deste ano. Dentre elas, um projeto inovador: um descascador de café que dispensa o uso de água no processo. A máquina garante não só economia de água como também de energia e menor produção de água residuária, grande preocupação dos cafeicultores, considerando o processo completo.

Novos modelos de derriçadores de café também estarão entre os lançamentos, garantindo mais opções de manuseio para o produtor rural com redução de custos e melhores condições de manutenção do cafezal. Ainda entre as novidades, estão secadores de café estáticos que apresentam secagem em camadas fixas gerando menor consumo de energia e flexibilidade no uso.

Segundo José Geraldo O. Junqueira Filho, Gerente Comercial e CRM da Cooxupé, as inovações representam o tema central da feira este ano. “Estas novas máquinas apresentam os conceitos que prezamos. Oferecem maior eficiência na produção com economia por parte do produtor e são sustentáveis pois, como no caso do novo descascador, há menor geração de água residuária", completa.

A feira

A 16ª edição da FEMAGRI ainda conta com Espaço Kids para as crianças e Espaço Beleza que oferecem serviços para as esposas dos cooperados, além da Boutique da torrefação onde serão comercializados os produtos da Cooxupé e o Espaço Fazendinha que oferece informações e coloca em prática alguns manejos da produção de café. “Além de muita informação e soluções, a FEMAGRI oferece aos produtores rurais a oportunidade de fazer bons negócios com diferenciais de pagamento. Eles podem optar por usarem o próprio café como moeda de troca para mecanizar a lavoura", completa Carlos Paulino, presidente da Cooxupé.

Programe-se
Data: 08 a 10 de fevereiro de 2017
Horário: das 08h às 18h
Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b - Bairro Japy, Guaxupé/MG

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024