Stoller lança solução para o controle de nematoides na cana-de-açúcar

Bionematicida Rizotec promove aumento de produtividade e longevidade dos canaviais

03.10.2017 | 20:59 (UTC -3)
Larissa Albuquerque

A Stoller do Brasil, traz ao mercado a solução  para o controle de nematoides na cultura da cana-de-açúcar. O bionematicida Rizotec, é fruto de mais de 15 anos de pesquisas, possuindo resultados comprovados em campos experimentais e comerciais de diversas regiões do país.

O nematicidade biológico atende uma demanda antiga dos produtores para o controle da doença na cultura. Estima-se que os nematoides são responsáveis por prejuízos superiores a R$35 bilhões anuais em diferentes culturas no Brasil. Na cana, eles atuam diretamente na redução de longevidade e produtividade dos canaviais.

De acordo com a pesquisadora Leila Dinardo Miranda, do Instituto Agronômico (IAC), análises de solos cultivados com cana-de-açúcar em diversas regiões do país, mostram que 97% das amostras analisadas têm a presença do nematoide Pratylenchus zeae, outras 35% contém o Meloidogyne javanica, 20% o M. incognita e 35% o P. brachyurus, comprovando que o parasita é um sério problema para o desenvolvimento da cultura no país.

Segundo Miranda, os nematoides podem reduzir a produtividade da cana-de açúcar de primeiro corte de 20% a 30%. Além disso, causam a queda de produtividade entre 10% a 20% por corte das soqueiras, reduzir a longevidade do canavial em cerca de um corte.

O bionematicida, Rizotec, se diferencia por ser um isolado do fungo Pochonia chlamydosporia (Cepa PC 10), que foi selecionado por sua virulência aos nematoides e pela alta capacidade de se reproduzir, além da boa permanência no solo e estabilidade nos resultados. O bionematicida apresenta alta efetividade de parasitismo de ovos, de indivíduos juvenis e controle de fêmeas de diferentes espécies de nematoides.

Combatendo o parasita, o produto garante maior eficiência na absorção de água e nutrientes, assegura o bom desenvolvimento da planta, melhora a resistência da cana aos nematoides e permite o aumento, segundo os experimentos, de 20% na produtividade dos canaviais.

“O produto biológico tem menos impacto ao ambiente, mas o que nos deixa bastante satisfeitos nesse caso é que os resultados do Rizotec mostraram que sua eficiência é semelhante ao químico, sem é claro, todo os impactos ambientais”, destaca Miranda.

Os estudos realizados em áreas no município de Catanduva (SP) mostraram um incremento de 24 toneladas de cana por hectare, com a produtividade saltando de 127 TCH para 151 TCH. Também na Usina Noroeste (SP), os experimentos realizados em diferentes tecnologias comprovaram que o Rizotec entregou o melhor resultado em termos de produtividade e longevidade dos canaviais.

Imagem inline 1
Imagem inline 1

Nos canaviais da Agrícola JO, em Lençóis Paulistas (SP), os testes com o produto também mostraram ganhos significativos e a engenheira agronômica Sheryl Ivia Hauff, responsável pela área, conta com entusiasmos os resultados. "Não temos dúvida da eficiência do Rizotec. É surpreendente a diferença de peso da cana tratada com o bionematicida para a testemunha", diz.

"Hoje, só o produto químico não está controlando 100% os nematoides, é preciso fazer manejo. Nesse sentido, um produto biológico é uma ferramenta fundamental para auxiliar o manejo integrado no primeiro momento. Outro ponto crucial é que o mercado tende cada vez mais para uma linha verde, por isso ter a disposição um bionematicida é fundamental", também destaca Chrys Melinski Sercioloto, gerente de nutrição vegetal da Coopercitrus.

Por meio de investimentos em inovação e pesquisas, a Stoller busca continuamente o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos.  “Estamos orgulhosos de trazer essa solução para um problema tão sério na cultura da cana-de-açúcar, esse produto é mais um grande passo rumo a missão da Stoller, ser essencial para o agronegócio e permitir que as plantas expressem todo seu potencial”, destaca Roberto Risolia, gerente da Stoller do Brasil.

O evento de lançamento ocorreu no último dia 20, em Lins (SP) e contou com a participação de mais de 50 pessoas, que além de usinas e fornecedores de cana, estiveram presentes parceiros, pesquisadores e colaboradores da Stoller.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024