​Subsolador SPCR 500 auxilia produtor na descompactação do solo para o plantio da cana-de-açúcar

Equipamento será destaque da Piccin Implementos Agrícolas durante a 13ª Agronegócios Copercana em Sertãozinho-SP

20.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni

O preparo e principalmente a descompactação do solo são fundamentais para o sucesso de qualquer lavoura. Não é diferente para a cultura de cana-de-açúcar. E pensando em ferramentas para o setor canavieiro e que auxiliem o produtor nessa tarefa, a Piccin Implementos Agrícolas, especialista no preparo do solo, desenvolveu o SPCR 500 – Subsolador com Controle Remoto Canavieiro. O equipamento será destaque durante a 13ª Agronegócios Copercana, em Sertãozinho-SP, de 27 a 30 de junho.

A compactação do solo se agrava pelo não revolvimento e pelo seu uso intenso. Além disso, o aumento no tamanho de tratores, semeadoras e distribuidores de fertilizantes, leva mais peso ao local. Para se ter ideia, quando compactada, a terra tem redução de macroporosidade, que é a quantidade disponível de ar que o solo proporciona às plantas, sendo que abaixo de 10%, o desenvolvimento da cana-de-açúcar, por exemplo, começa a ser comprometido. “Daí a importância de se usar um bom descompactador como o Subsolador SPCR 500 da Piccin”, destaca o Técnico de Agricultura de Precisão, Paulo Padilha.

O equipamento tem importantes características diferentes do que há disponível no mercado, como o desarme automático que une o melhor dos sistemas, garantindo maior vida útil e rendimento operacional. “A regulagem da profundidade de trabalho é de até 500mm determinada pela quantidade de limitadores de curso nas hastes dos dois cilindros hidráulicos. Eles são acionados pelo sistema hidráulico do trator. Além disso, o SPCR 500 tem um rodeiro no centro da máquina que elimina pontos de quebra e torção”, explica o técnico.

Outro detalhe apontado por Padilha é a estrutura reforçada, o subsolador é equipado com discos que proporcionam o corte da palhada e rolo destorroador que confere ótimo acabamento, nivelando muito bem o terreno. Ele destaca também que o sistema de desarme com retorno automático, elevando o equipamento, o que aumenta o rendimento da operação. “Este é sem dúvida um equipamento completo para o setor canavieiro”, conclui.

Mais produtos no evento

Além do SPCR 500, a Piccin leva ao evento a GSPCR – Grade Super Pesada com controle remoto e 18 discos de 34' x 9mm. A relação peso x disco x espaçamento garantem a esse equipamento maior acabamento do serviço. Além da grade, o público poderá saber mais sobre o Master 7500 DH S BR – Distribuidor com bitola regulável de 1400 a 2700mm, que é perfeito para distribuição de adubos químicos, orgânicos e calcário em área total na cultura da cana-de-açúcar. Ele ainda tem opcional de bica vibratória para aplicação localizada no sulco, taxa fixa e variável com padrão de comunicação ISOBUS, trabalhando em mapas de aplicação e garantindo assim qualidade de aplicação e economia de produtos.

A feira - O Agronegócios Copercana é um evento voltado, exclusivamente, aos cooperados do sistema Copercana, Canaoeste e Sicoob Cocred e marca o encerramento do 1º semestre, período tradicional de negócios para o setor canavieiro, principalmente na área de agroquímicos. A feira é uma verdadeira vitrine de produtos e serviços para uso nas lavouras de cana-de-açúcar e grãos. Os expositores também levam para o Agronegócios Copercana novidades tecnológicas em máquinas e equipamentos para os pequenos e médios produtores. O Técnico de Agricultura de Precisão da Piccin, Paulo Padilha, ministrará um curso no dia 30 de junho, às 14h, no auditório da feira, sobre agricultura de precisão.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024