NOTÍCIAS

Sustentabilidade da vitivinicultura tradicional será tema de audiência pública durante a Tecnovitis 2017

  • 05/12/2017 |
  • Viviane Zanella

Na tarde da próxima sexta-feira, dia 8 de dezembro, pela primeira vez a Feira de Tecnologia para Viticultura – Tecnovitis 2017 irá sediar uma audiência pública.  Promovida pela Frente de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados e pela Frente Parlamentar da Fruticultura e Vitivinicultura do Rio Grande do Sul, o encontro terá como objetivo debater as estratégias para comercialização e valorização da qualidade da uva visando a sustentabilidade da produção da uva e vinhos em regiões tradicionais, como a Serra Gaúcha.

Além dos presidentes das Frentes, os deputados Afonso Hamm (federal) e Elton Weber (estadual), a abertura do evento contará com uma apresentação do pesquisador da área de socioeconomia da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas, que irá expor a trajetória realizada pela vitivinicultura gaúcha nos últimos 25 anos, que segundo ele, possui dois segmentos bastante expressivos: os de vinhos finos e os vinhos comuns e sucos. “Ao longo deste período muitas foram as transformações da nossa vitivinicultura, mas se quisermos continuar no mercado, é necessário implementarmos melhorias para sermos competitivos. Estamos vivendo um processo darwiniano e evoluir é preciso”, antecipou ele.

A audiência pública é aberta ao público e acontecerá a partir das 14h, no Espaço do Banco do Brasil na Feira de Tecnologia para Viticultura – Tecnovitis 2017, que acontece de 6 a 8 de dezembro, na Comunidade 8 da Graciema no Vale dos Vinhedos. Confira a programação pelo link https://www.tecnovitis.com.br/

ver mais notícias