​Syngenta realiza evento sobre produtividade com participação do Diretor da Fundação Chapadão

Edson Borges foi convidado a falar sobre Estratégias e Fatores Restritivos a Altas Produtividades da Soja

17.02.2017 | 21:59 (UTC -3)
Édson Borges

No período de 08 a 11 de fevereiro, a empresa Syngenta, juntamente com seus parceiros, realizou em Patos de Minhas e Capinópolis em Minas Gerais, o evento Dia de Produtividade. Entre os objetivos do evento: mostrar ganhos produtivos com uso de tecnologias necessárias a adequação do solo e a nutrição de plantas, uso de cultivares adequadas a cada micro região, técnicas sobre o manejo de insetos, plantas invasoras resistentes e doenças na cultura da soja.

O pesquisador e diretor da Fundação Chapadão, Edson Borges, foi convidado a palestrar e abordou o tema Estratégias e Fatores Restritivos a Altas Produtividades da Soja, Manejo e Controle de Doenças. Durante sua fala, o pesquisador ressaltou que o produtor deve planejar a implantação da lavoura, alicerçando em seis pilares: 1) Construção da fertilidade e estrutura do solo; 2) Sistema de produção (rotação de culturas no verão e inverno); 3) Escolha da genética (cultivar); 4) Arranjo populacional (população e espaçamento); 5) Época de semeadura; e, 6) Equilíbrio nutricional. Segundo ele, são estes fatores que garantirão o sucesso do sistema de produção

Ainda segundo Borges, três fatores devem ser considerados como o seguro do sistema de produção, “pois estes não aumentarão a produção, garantirão apenas que tudo que foi planejado não se perca: 1) Competição por plantas invasoras; 2) Insetos; e; 3) Doenças de início de ciclo (Mancha parda, Oídio, Mildio, Antracnose e Mela); Doenças de florescimento (Mofo branco, Mancha alvo e Ferrugem asiática); e, Doença de final de ciclo (Cercóspora)", explicou.

Para um efetivo acompanhamento, o pesquisador entregou uma caderneta com mais de 70 páginas em formato de livro com toda sua apresentação para que cada participante acompanhasse e fizesse as anotações relevantes para cada tema abordado. Borges, disse que “Desde o ano passado adotei este sistema dando de presente a palestra a cada participante, pois fica mais prático o entendimento e o acompanhamento sobre os temas abordados", afirmou Borges.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024