Tecnologia dos Drones Autônomos é destaque na Droneshow 2017

Evento promove demonstrações e discussões sobre drones comandados por inteligência artificial que vão ser usados em breve para serviços de entregas em grande escala

09.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Cibely Toller

A 3ª edição da DroneShow, que acontece de 09 a 11 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, traz o “Desafio de Drones”, uma demonstração organizada pela equipe Black Bee que permite, à partir de uma programação, que o drone realize atividades e ações sem interferência do piloto. O desafio é uma prévia do que acontecerá na IMAV (International Micro Air Vehicles) Competion, competição internacional que acontecerá em setembro, na França.


“A proposta do desafio é destacar o desenvolvimento intelectual e tecnológico no segmento de drones que será utilizada no futuro para serviços de delivery. Nas demonstrações os drones decolarão e farão operações a partir de uma programação utilizando inteligência artificial para desviar de obstáculos, transportar cargas, tomar decisões e realizar missões específicas”, ressalta Emerson Granemann, idealizador do evento.

A gaiola de 150m² será palco deste desafio proposto à equipe Black Bee para realizar atividades como: pouso e decolagem de plataforma em movimento, voo com desvio de obstáculos, carregamento de carga por distância determinada e uma exibição de dança sincronizada de drones com pout-pourri musical.

À frente das demonstrações está a equipe Black Bee, da Universidade de Itajubá, que participa pelo terceiro ano consecutivo da IMAV Competition. Em 2015, na primeira participação na competição, a equipe conquistou o 3º lugar. Em 2016, a equipe viajou a Pequim e, este ano, em setembro, embarcam para França. Durante a DroneShow, será apresentada uma prévia do que foi desenvolvido para participar da IMAV este ano.

“Os drones autônomos recebem um computador de bolso, software com inteligência e câmera que auxilia na identificação do cenário ou do obstáculo e permite que a decisão seja tomada para realizar a atividade com segurança. O piloto mantém, por segurança, um controle em mãos para qualquer emergência, mas o desafio consiste em o drone desenvolver todas as atividades propostas demonstrando a habilidade programada e as diversas funções que podem ser realizadas com a inteligência embarcada no equipamento”, explica João Pedro Rufino Alves, capitão da equipe Black Bee.

Muito utilizados em missões militares, os drones hoje assumem papel estratégico para aumentar a produtividade e diminuir custos em diversos segmentos. O agronegócio é um dos setores que mais se beneficia desta tecnologia. Contudo, o segmento de obras e inspeções, segurança privada e telecomunicações vem ano a ano aderindo ao uso do equipamento. “O drone é capaz de se deslocar para lugares de difícil acesso em que o homem não consegue chegar, ou ainda, corre riscos para executar o serviço. Os drones autônomos trazem segurança e confiabilidade para alguns tipos de inspeções e em segurança privada para monitoramento permanente de grandes por exemplo. Vale destacar que as demonstrações a serem realizadas na feira, utilizam o conceito semi-autônomo. O uso de drone 100% autônomo é proibido no Brasil e no mundo,” finaliza Granemann.

Ainda durante a DroneShow, acontecerá um debate com empresários do segmento sobre expectativas futuras com os drones para fins comerciais usando soluções apresentadas por tecnologia autônoma e serviços que podem ser expandidos e explorados a partir desta realidade de inteligência artificial.

Serviço:

DroneShow Latin America
Data: 09 a 11 de maio
Horário: Das 10h às 20h
Local:Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: R. Frei Caneca, 569 - Consolação, São Paulo - SP
Valor: R$ 110*
*Ingresso válido para os três dias de evento
Mais informações: www.droneshowla.com.br

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024