Tecnoshow COMIGO 2016 começa no dia 11 de abril, em Rio Verde

O evento terá em sua programação palestras, dinâmicas de pecuária e de máquinas, exposição de produtos, serviços e animais, entrega de prêmios, além de demonstrações

08.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Fernando Dantas

Consolidada como uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil, sendo a maior do Centro-Oeste, a TECNOSHOW COMIGO terá início na próxima segunda-feira, 11 de abril, no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO). A solenidade de abertura ocorrerá a partir das 9h30, no auditório 1 do CTC, e terá a presença de autoridades federais, estaduais e locais, assim como produtores rurais, estudantes, profissionais do campo, imprensa e demais públicos. O governador de Goiás, Marconi Perillo, e o prefeito de Rio Verde, Juraci Martins de Oliveira, são convidados já confirmados.

Em sua 15ª edição, a feira de tecnologia rural deve superar o volume de negócios efetuados em 2015, quando o evento registrou R$ 1,1 bilhão, e recebeu mais de 104 mil visitantes. O número de expositores também é maior, ultrapassando o total de 550 de diferentes áreas, com produtos e serviços para o pequeno, médio e grande produtor.

O que terá

A Feira oferecerá aos visitantes, de diversas regiões do Brasil, o que há de mais moderno em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos, plots agrícolas com vários experimentos, além de demonstrações de resultados de pesquisas, lançamentos de novas variedades para diversas culturas, ações socioambientais, entrega do Prêmio de Gestão Ambiental Rural COMIGO, Espaço Ambiental, entre outras atividades. Instituições financeiras também estarão presentes com linhas de crédito e financiamento voltadas para o produtor rural. Estão previstas mais de 100 palestras e dinâmicas (de máquinas e pecuária) em espaços como auditórios, Casa da Embrapa e áreas de demonstrações. Os temas e apresentações vão ser desenvolvidos por renomados especialistas e profissionais do agronegócio brasileiro.

Para o presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), Antonio Chavaglia, a TECNOSHOW COMIGO é hoje referência no que diz respeito a novidades tecnológicas e informação para o produtor rural, discutindo temas e apresentando inovações que podem trazer mais eficiência e produtividade para o agronegócio. “Serão cinco dias de demonstrações em campo, de debates com os principais nomes do cenário agrícola e da pecuária no Brasil e no mundo, além de permitir a troca de experiências entre produtores e outros públicos. Apesar do cenário econômico, que é de cautela, estamos otimistas em relação à feira deste ano, porque ao contrário de outros segmentos, o agronegócio tem mostrado sua força, inclusive com crescimento registrado em 2015”, afirma Chavaglia.

Difusão de tecnologias

Segundo o gerente de geração e difusão de tecnologias do CTC, Carlos César Evangelista Menezes, as empresas iniciaram o preparo das áreas com experimentos e plots agrícolas em dezembro de 2015, exatamente para que tudo esteja pronto durante a feira. “Além de apresentar as tecnologias e inovações, a proposta é levar informação e conhecimento ao produtor rural e demais visitantes sobre as principais tendências na área do agronegócio, ou seja, os temas que, atualmente, têm mais impactado a rotina no campo”, enfatiza. De acordo com ele, o visitante poderá ter acesso às novidades em genética para culturas como soja, milho, sorgo e algodão, biotecnologia, com culturas mais resistentes às pragas, demonstrações de Integração Lavoura e Pecuária (ILP), assim como novos equipamentos na área de agricultura de precisão, com kits adaptados para melhorar o plantio e a distribuição de plantas, incrementando a produtividade em campo.

Premiações

No dia 12 de abril, às 10 horas, a COMIGO realizará a solenidade de entrega do 1º Prêmio COMIGO de Jornalismo. Serão revelados os vencedores nas categorias profissional (jornalismo impresso ou online, fotografia e produção televisiva) e estudantes de comunicação (jornalismo impresso ou online e fotografia). O evento terá a presença do jornalista, apresentador, editor e repórter do programa Globo Rural, Nelson Araújo. Além de apresentar a premiação, ele ministrará palestra sobre 'Agronegócio e Comunicação', abordando a importância do agronegócio para o Brasil e como a sociedade enxerga o setor – incluindo a visão da imprensa em geral.

Já no dia 15 de abril, às 9h30, no auditório 1, do CTC, será realizada a entrega do Prêmio de Gestão Ambiental Rural COMIGO, que chega a sua 9ª edição em 2016. O objetivo é reconhecer e destacar os cooperados dos municípios da área de atuação da COMIGO, que conseguiram, por meio da aplicação de práticas de conservação, preservação e defesa dos recursos naturais, promover a atividade agropecuária sustentável e em equilíbrio com a natureza em suas propriedades.

As propriedades rurais inscritas passaram pela avaliação, em março, de agrônomos e técnicos auditores da COMIGO, que vistoriaram diferentes aspectos da atividade agropecuária que podem causar impacto ao meio ambiente, assim como os aspectos legais exigidos pelos órgãos ambientais. Serão premiadas as propriedades que, dentro de cada grupo e de acordo com sua categoria, obtiverem a maior pontuação junto aos requisitos exigidos pela comissão julgadora.

Mais sobre a TECNOSHOW COMIGO

Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 130 hectares (área total do CTC), onde a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas.

FICHA TÉCNICA

15ª edição da TECNOSHOW COMIGO

Data: 11 a 15 de abril de 2016 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

Horário: 8 às 18 horas

Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição e Dinâmicas de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br

Twitter: @tecnoshowcomigo

Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco