NOTÍCIAS

Tecnoshow – Cultivar TMG 1180RR alcança boas produtividades em Goiás

  • 13/04/2016 |
  • Dayane Pozzer

Foto: Divulgação

Considerada uma cultivar de boa amplitude, com indicação de plantio para os estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins e Piauí, a cultivar TMG 1180RR também tem apresentado bons resultados de produtividade em Goiás. A TMG 1180RR foi desenvolvida pela Tropical Melhoramento & Genética (TMG), está disponível desde a safra 2013/2014 e segue sendo um dos destaques do portfólio de cultivares de soja da empresa.

Entre os resultados verificados em terras goianas, um deles foi no município de Chapadão do Céu, em ensaio de cultivar realizado pela Fundação Chapadão, com resultado de 83,5 sacas por hectare (sc/ha). Em Rio Verde, município onde a TMG participa até o dia 15 de abril da Tecnoshow COMIGO, o cultivo da TMG 1180RR resultou em 75,5 sc/ha em área do Centro de Pesquisa Agrícola.

Helder Leão, consultor de Desenvolvimento de Mercado da TMG em Goiás, explica que no estado a cultivar é indicada para áreas de média fertilidade, em solos de textura leve. Entre suas características está a resistência ao acamamento e moderna arquitetura de planta. “A boa arquitetura da TMG 1180RR facilita a entrada de luz e de defensivos e consequentemente o controle de pragas e doenças, e esse é um ótimo diferencial”, coloca.

Com relação as doenças, a cultivar é resistente ao Nematoide de cisto da raça 3. Tem ciclo tardio, apresenta bom crescimento, permite abertura de plantio e possui sistema radicular agressivo. Quem visita a Tecnoshow recebe essas e outras informações sobre a TMG 1180RR e demais cultivares em destaque na feira.

Empresa - A TMG é uma empresa brasileira de melhoramento genético de soja e algodão com sede em Cambé (PR). É focada em desenvolver cultivares produtivas, dotadas de tecnologias que facilitam o dia a dia no campo, proporcionando maior segurança e rentabilidade ao produtor rural. É líder de mercado de soja no cerrado brasileiro e no Sul do Brasil cresceu quatro vezes em relação à safra 2014/15. No mercado de algodão nacional sua participação aumentou duas vezes com relação à safra 2013/1

ver mais notícias